Golpista adiciona falsa dose de vacina Covid no sistema oficial do Ministério da Saúde

Um golpista conseguiu incluir informações falsas sobre a vacinação contra a Covid no sistema do aplicativo ConecteSUS, do Ministério da Saúde. A informação é do site Metrópoles, parceiro do Blog do Esmael.

O que você precisa saber sobre esse golpe

  • Golpista adicionou informações falsas sobre vacinação contra a Covid no sistema do aplicativo ConecteSUS do Ministério da Saúde em sete minutos.
  • As autoridades foram notificadas sobre o caso.
  • O aplicativo oferece acesso a serviços do SUS, incluindo certificados de vacinação.
  • Certificados de vacinação são documentos oficiais utilizados para comprovar a imunização em locais públicos e privados, como um “passaporte de vacina”.
  • Desde o fim de fevereiro, a coluna do jornalista Guilherme Amado vem conversando no Telegram com o usuário @Livredevacinas, que oferece o serviço de inserção de dados falsos no sistema.

Em apenas sete minutos, foram adicionados dados falsos de doses do imunizante mediante o pagamento de R$ 300. As autoridades foram notificadas sobre o caso.

Esse aplicativo oferece acesso a serviços do SUS, incluindo históricos hospitalares, consultas médicas, remédios subsidiados, exames e certificados de vacinação.

Os certificados de vacinação são documentos oficiais utilizados para comprovar a imunização em locais públicos e privados, como um “passaporte de vacina”.

Desde o fim de fevereiro, a coluna de Guilherme Amado vem conversando no Telegram com o usuário @Livredevacinas, que oferece o serviço de inserção de dados falsos no sistema.

LEIA TAMBÉM

Economia

Deixe um comentário