Um golpista conseguiu incluir informações falsas sobre a vacinação contra a Covid no sistema do aplicativo ConecteSUS, do Ministério da Saúde. A informação é do site Metrópoles, parceiro do Blog do Esmael.
O que você precisa saber sobre esse golpe
- Golpista adicionou informações falsas sobre vacinação contra a Covid no sistema do aplicativo ConecteSUS do Ministério da Saúde em sete minutos.
- As autoridades foram notificadas sobre o caso.
- O aplicativo oferece acesso a serviços do SUS, incluindo certificados de vacinação.
- Certificados de vacinação são documentos oficiais utilizados para comprovar a imunização em locais públicos e privados, como um “passaporte de vacina”.
- Desde o fim de fevereiro, a coluna do jornalista Guilherme Amado vem conversando no Telegram com o usuário @Livredevacinas, que oferece o serviço de inserção de dados falsos no sistema.
Em apenas sete minutos, foram adicionados dados falsos de doses do imunizante mediante o pagamento de R$ 300. As autoridades foram notificadas sobre o caso.
Esse aplicativo oferece acesso a serviços do SUS, incluindo históricos hospitalares, consultas médicas, remédios subsidiados, exames e certificados de vacinação.
Os certificados de vacinação são documentos oficiais utilizados para comprovar a imunização em locais públicos e privados, como um “passaporte de vacina”.
Desde o fim de fevereiro, a coluna de Guilherme Amado vem conversando no Telegram com o usuário @Livredevacinas, que oferece o serviço de inserção de dados falsos no sistema.
LEIA TAMBÉM
- Covid-19: 3 anos depois, pandemia ainda afeta sobreviventes, crianças e mulheres de forma desigual
- Moro critica possível indicação de Zanin ao STF e é rebatido por Cappelli
- O Antagonista agoniza: Último fundador abandona o site para se juntar à Jovem Pan
- Alunos da 5ª série rejeitam comparação com deputado bolsonarista Nikolas Ferreira e suas atitudes; leia a nota de repúdio
- Resenha de Ruy Nogueira sobre “O Repórter do Poder”: críticas ao jornalismo brasileiro e à ética jornalística