Aliados de Lula se encontram com golpistas e bolsonaristas em Londres: a verdadeira frente ampla?

João Doria, anfitrião do evento, já usou palavras ofensivas contra o presidente da República

No mês de abril, aliados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) viajaram para Londres, no Reino Unido, para participar de um evento organizado por João Doria (PSDB), ex-governador de São Paulo e adversário ferrenho de Lula.

Doria se infiltra na frente ampla de Lula

  • Renato Casagrande (PSB-ES), Helder Barbalho (MDB-PA) e Carlos Fávaro (ministro da Agricultura, indicado pelo PSD), aliados de Lula, participam de evento do Lide em Londres organizado por João Doria (PSDB).
  • Doria já usou palavras ofensivas contra Lula, chamando-o de “sem-vergonha, mentiroso e covarde”.
  • Além dos aliados de Lula, governadores como Cláudio Castro (RJ), Tarcísio de Freitas (SP) e Ronaldo Caiado (GO) também participarão do evento.
  • O encontro inclui um painel sobre o agronegócio, com a participação do ministro da Agricultura, Carlos Fávaro.
  • A presença de aliados de Lula em um evento organizado por um adversário ferrenho levanta questionamentos sobre a chamada “frente ampla”.

Renato Casagrande (PSB-ES), Helder Barbalho (MDB-PA) e Carlos Fávaro (ministro da Agricultura, indicado pelo PSD) estavam entre os participantes do encontro, o que suscita questionamentos sobre a chamada “frente ampla”, uma união de diferentes partidos políticos em torno do governo federal.

A presença de aliados de Lula em um evento organizado por um adversário tão contundente é, no mínimo, surpreendente. Em junho de 2016, durante a campanha à prefeitura de São Paulo, Doria usou palavras como “sem-vergonha, mentiroso e covarde” para se referir a Lula.

Além dos aliados de Lula, governadores como Cláudio Castro (PL-RJ), Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) e Ronaldo Caiado (União-GO) também participaram do evento. Um painel sobre o agronegócio contará com a participação do ministro da Agricultura, Carlos Fávaro (PSD).

O encontro também incluiu um almoço nesta segunda-feira (13/3) em homenagem a Tarcísio de Freitas, devido às ações adotadas após o desastre causado pelas chuvas no litoral norte de SP durante o Carnaval – embora a maioria das ações tenham sido anunciadas pelo presidente Lula e a conta paga pelo governo federal.

Economia

A presença de aliados de Lula em um evento organizado por um adversário político tão contundente levanta a questão: seria essa a verdadeira “frente ampla”? A união de diferentes partidos em torno somente da governabilidade é suficiente? Não seria importante forjar essa unidade em torno de um programa de governo desenvolvimentista, que gere emprego, renda e prosperidade coletiva?

LEIA TAMBÉM

Deixe um comentário