Ela também declarou apoio a funcionários da Eletrobras, que denunciam “indecente, imoral e vergonhoso” aumento de 3000% no salários dos executivos da privatizada empresa de energia
A presidente nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann, nesta quarta (30/11), pediu punição para militares golpistas que sinsuflam a desordem. Segundo ela, eles devem ser afastados e punidos por crime contra a democracia.
Mulher forte do PT, o partido que está no poder, independentemente de ocupar ministério ou não, Gleisi é uma espécie de porta-voz da transição do governo Lula.
“Até quando GSI e Forças Armadas se calarão sobre militares golpistas? É preciso providências urgentes contra Andriely Cirino que insufla a desordem e Ronaldo Ribeiro que ameaçou eleitores de Lula e a posse. Devem ser afastados e punidos por crime a contra democracia”, pediu a dirigente petista, que é a coordenadora da articulação política da equipe de transição do governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva.
Gleisi se refere ao capitão da ativa do Exército, Andriely Cirino, que usa grupo de WhatsApp para veicular mensagens com conteúdos golpistas, negando a vitória de Lula no segundo turno, além de conclamar manifestações antidemocráticas e levantar suspeitas — infundadas — contra as urnas eletrônicas.
Ela também se refere a Ronaldo Ribeiro, militar lotado no GSI, chefiado pelo general Augusto Heleno, que garante que o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva não vai tomar posse em 1º de janeiro. Ribeiro é integrante da Marinha e o PT foi ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra ele. A agremiação pede que as condutas do militar sejam “incluídas nas investigações” dos inquéritos sobre organizações criminosas.
Gleisi ficou pistola com aumento de 3000% na Eletrobras
A dirigente petista ficou pistola com aumento de 3000% para executivos da Eletrobras após a privatização da empresa no primeiro semestre deste ano. O salário dos conselheiros da companhia passará de R$ 5.440,36 para R$ 200 mil, por exemplo.
No entanto, contraditoriamente, em meio de uma crise após a privatização, a Eletrobras iniciou um Plano de Demissão Voluntária para cortar custos.
De acordo com funcionários da Eletrobras, os novos salários dos executivos são até 3.576% mais altos.
“É indecente, imoral e vergonhoso o aumento de 3000% dados pelos executivos da Eletrobras a si próprios após a privatização da Estatal. Isso em meio a uma crise financeira sem precedentes na companhia. Todo apoio aos funcionários, que registraram reclamação junto à CMV”, disparou Gleisi.
A Associação dos Funcionários de Furnas, subsidiária da Eletrobras (ASEF) informou que protocolou uma reclamação, sobre essa farra salarial, junto à Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
Gleisi disse que PT não tinha nome para a Presidência da Câmara
A presidente do PT, em entrevista à GloboNews, também disse na tarde de hoje que a bancada decidiu pelo apoio à reeleição de Arthur Lira (PP-AL) porque a legenda “não tinha um nome” para concorrer à Presidência da Câmara. Ela explicou, ainda, que se levou em conta o risco do isolamento político.
LEIA TAMBÉM
- Jair saqueou o Brasil, dizem as redes sociais
- Corpo de Bombeiros: 30 pessoas estão desaparecidas no deslizamento de estrada no Paraná
- Lula definiu o esqueleto de seu governo na passagem por Brasília
- Os bancos e a velha mídia fazem a festa com o FGTS na Eletrobras
- Lula chama de “privatizaria” venda de ações da Eletrobras