É, camarada. A vitória da Tunísia em cima da França, por 1 x 0, mostrou que não existe jogo fácil no Mundial. A equipe africana venceu um europeu na Copa pela primeira vez na história, mas a combinação de resultados impediu vaga inédita nas oitavas.
- A Tunísia subiu para quatro pontos, mas França e Austrália avançaram com 6
- França jogou com time reserva; Mbappé e Griezmann entraram no 2º tempo
- Tunisianos triunfam pela primeira vez contra rival europeu após 11 partidas
O dia 30 de novembro de 2022 será para sempre uma memória agridoce na lembrança da Tunísia. Em grande atuação, a equipe venceu um selecionado europeu pela primeira vez na história das Copas do Mundo, mas o 1 a 0 não foi o bastante para a classificação.
O cenário começou a se desenhar a favor ainda aos sete minutos, quando Ghandri aproveitou falta batida pela esquerda e desviou de primeira, vencendo Mandanda. O auxiliar, porém, marcou impedimento do ataque tunisiano.
A França custou a se acertar com o time reserva, principalmente na marcação. O único lance de perigo veio dos pés de Coman, que invadiu a área e bateu de esquerda, mas mandou para fora.
Na etapa final, uma bola roubada no meio-campo sobrou para Khazri. O camisa 10 da Tunísia foi para cima da marcação, driblou Varane e tocou na saída de Mandanda. Explosão do Estádio da Cidade da Educação e festa para os africanos — que haviam passado 11 partidas sem triunfar contra um time do Velho Continente.
O primeiro gol da Austrália sobre a Dinamarca arrefeceu um pouco os ânimos na arena, mas o domino seguiu por parte dos tunisianos. Deschamps tentou de tudo colocando em campo nomes como Griezmann, Mbappé e Dembelé, chegando ao gol com o primeiro, no último lance. O VAR, porém, viu impedimento do atacante e anulou o lance.
O resultado deixa a França ainda na liderança do Grupo D, com seis pontos, mesmo número da Austrália, segunda colocada, mas com um saldo superior (+3 a -1). A Tunísia acabou em terceiro, com quatro.
Momento-chave
Aos 13 minutos do segundo tempo, Fofana foi desarmado no meio-campo e a Tunísia saiu em contra-ataque. Khazri recebeu na intermediária, driblou Varane e chutou de esquerda na saída de Mandanda. A bola entrou rasteira, lentamente, no canto direito.
Número
A França perde uma invencibilidade de nove jogos na Copa do Mundo, acumulada desde o título de 2018, na Rússia. Eram oito vitórias e um empate até o revés diante da Tunísia.
Estatísticas do jogo Tunísia 1 x 0 França
LEIA TAMBÉM
- Jogaço de hoje na Copa: Argentina x Polônia, Messi x Lewandowski; onde assistir ao vivo
- Eduardo Bolsonaro na Copa causa desilusão nos acampamentos em quartéis; ele jura que foi levar pen drives
- Brasil enfrenta Camarões desfalcado de Neymar, Danilo e Alex Sandro
- Estados Unidos vencem Irã por 1 a 0; americanos pegam a Holanda nas oitavas
- O que cada seleção precisa na terceira rodada da Copa do Mundo; veja a situação de todos os grupos
Austrália derrotou a Dinamarca e vai às oitavas pela primeira vez desde 2006
Com gol de Leckie, australianos conseguem segunda vitória no Catar e se classificam para a próxima fase
- Com vitória em confronto direto, Austrália se classifica para a próxima fase
- É a primeira classificação dos australianos desde 2006, com dois triunfos
- Australianos avançam em segundo lugar; França fica em primeiro no Grupo D
Austrália 1 x 0 Dinamarca
Gols: Matthew Leckie (15 minutos do 2º Tempo), para a Austrália
Em confronto direto por uma vaga nas oitavas de final, a Austrália derrotou a Dinamarca no Estádio Al Janoub, em Al Wakrah. Após muita batalha dentro de campo, os “Socceroos” conseguiram um gol com Leckie, aos 15 minutos do segundo tempo, e se classificaram para a segunda fase.
Precisando vencer para avançar, a Dinamarca começou a partida dominando mais as ações. A Austrália, no entanto, soube ter paciência para esperar o seu momento. Com pouco mais de meia hora de bola rolando, o duelo já estava mais equilibrado.
A volta para a segunda etapa viu uma Dinamarca mais ansiosa, em busca do gol que valeria a classificação. No entanto, foi a Austrália quem golpeou antes. Em um contra-ataque de manual, Leckie subiu bem para driblar a defesa e marcar o primeiro gol da partida. Um alívio para sua torcida, que já havia sido informada que a Tunísia, na outra partida da chave, havia saído à frente da França.
À frente no placar, os australianos souberam se defender bem para segurar o ímpeto dinamarquês. Apesar de controlar a posse de bola, os europeus não conseguiram achar o caminho do gol e acabaram eliminados da competição sem vencer um jogo sequer.
Momento-chave
Em uma aula de contra-ataque, a Austrália definiu a partida e a classificação no arremate certeira de Matthew Leckie. Aos 15 minutos do segundo tempo, o atacante avançou pelo meio do campo, encarou a defesa dinamarquesa e bateu com categoria para vencer o goleiro Kasper Schmeichel.
Número
Esta foi a segunda vitória da Austrália na Copa do Mundo FIFA 2022. O país nunca havia vencido dois jogos na mesma edição de Mundial e se classificou para as oitavas de final apenas pela segunda vez em toda sua história. A outra ocasião foi em 2006, na Alemanha.