Fernández e Milei têm encontro frio para início da transição na Argentina

O presidente argentino Alberto Fernández reuniu-se esta terça-feira (21/11) durante duas horas e meia na residência de Olivos com o presidente eleito Javier Milei, em um encontro que iniciou formalmente o processo de transição para a assunção do novo Governo, no dia 10 de dezembro.

A foto do encontro entre Fernández e Milei mostra que a transição começou mais fria que as nevascas da Patagônia.

No entanto, segundo fontes oficiais, o encontro “foi amistoso, respeitoso e institucional” e durante o encontro Fernández e Milei passaram em revista “questões de Estado e a agenda internacional”, tendo sido esclarecido que “não houve nenhum pedido específico para nenhum tema“.

>>Trump e Bolsonaro saudaram Javier Milei, “El Loco”, uma incógnita para a direita

“Foi o início das equipas de transição com ligações em todas as áreas. Durou duas horas e meia. Foi amigável, respeitoso e institucional”, explicaram as fontes oficiais.

Assim que a reunião começou, a Presidência informou em comunicado que a reunião se realizou na residência presidencial de Olivos para “iniciar o processo de transição institucional entre as equipes designadas por ambos nas diferentes áreas do governo”.

Economia

Junto com a comunicação oficial, foi publicada uma foto do encontro, na qual Fernández e Milei podem ser vistos sentados em uma área externa da residência Olivos ao redor de uma mesinha e com dois copos d’água.

Na verdade, essa foto revelou pouca amistosidade de ambos no encontro.

>>Vitória de Milei na Argentina deixou petistas apreensivos no Brasil

Milei saiu após as 8 horas do Hotel Libertador, localizado na Avenida Córdoba 690, no centro de Buenos Aires, rumo à residência Olivos sem prestar qualquer declaração à imprensa, e no caminho parou em um semáforo e cumprimentou um grupo de meninos que viajavam em um ônibus escolar.

O futuro presidente participou da reunião junto com Nicolás Posse, que foi anunciado na segunda-feira como o próximo chefe de gabinete do governo La Libertad Avanza.

No entanto, esta terça-feira foi anunciado que Guillermo Ferraro será o ministro das Infraestruturas, a quem caberá cinco áreas-chave da gestão: Transportes, Obras Públicas, Minas, Energia e Comunicações, conforme confirmou o próprio dirigente em declarações à rádio. Mitra.

>>Ministro de Lula exige desculpas de Milei por ofensas

“Até 10 de dezembro, o presidente Alberto Fernández e o ministro da Economia, Sergio Massa, são constitucionalmente responsáveis ​​pela situação dos argentinos”, afirmaram segunda-feira no espaço Milei.

Do lado de Massa, o ministro da Economia continuará a liderar o Palácio do Tesouro até 10 de dezembro e nomeou uma equipe que ficará responsável pelos aspectos econômicos da transição do Governo tendo em vista a tomada de posse de Milei.

Também decidiu a continuidade até 10 de dezembro do diferencial do dólar para as exportações, sob um novo regime em relação ao vigente até a última sexta-feira, em que os exportadores poderão liquidar até 50% do dólar à vista com liquidação (CCL ), enquanto a outra metade será canalizada através do mercado único de câmbio livre (MULC).

>>Como a vitória de Milei pode ser uma oportunidade para Lula

As definições foram feitas após reunião que Massa manteve na tarde de segunda-feira com seu gabinete no Palácio Municipal de San Fernando.

Ao final da reunião que manteve com seu gabinete, Massa colocou uma equipe à disposição do presidente Fernández para cuidar dos aspectos econômicos da transição governamental antes da posse de Milei.

Será integrado pelos secretários de Política Econômica, Gabriel Rubinstein, e do Tesouro, Raúl Rigo; pelo chefe da Assessoria do Palácio da Fazenda, Leonardo Madcur; e pelo chefe do Banco Central, Miguel Pesce, segundo fontes oficiais.

Deixe um comentário