Entrevista de Lula para Reinaldo Azevedo; assista a íntegra

O presidente Lula diz que não usará lista tríplice para PGR, e a vaga será por critério pessoal. Em entrevista exclusiva ao jornalista Reinaldo Azevedo, Lula também falou sobre a Petrobras, o STF, o fim da guerra na Ucrânia e os ministros suspeitos de peculato.

Lula discutiu as polêmicas envolvendo os ministros Daniela Carneiro (Turismo) e Juscelino Filho (Ministro das Comunicações), dizendo que se Juscelino não provar sua inocência, não poderá permanecer no governo.

Sobre Daniela, Lula afirmou que estar em um palco com indesejáveis ​​não deveria ser motivo para condenar uma pessoa.

O presidente falou sobre a autonomia do Banco Central e afirmou que a economia brasileira não cresceu no ano passado. Lula criticou os juros altos, dizendo que o mercado só pensa no lucro, e não no crescimento do país.

Esses são os principais pontos da entrevista:

  • Lula afirmou que o requerido para a escolha do novo Procurador-Geral da República será pessoal, e que não utilizará uma lista tríplice de indicados.
  • O presidente defendeu a escolha de um cidadão decente, digno e de muito caráter para ocupar o cargo de procurador-geral da República.
  • Sobre ministros suspeitos de desvios, Lula afirmou que eles têm o direito de provar a inocência, mas que, se não conseguirem, não podem ficar no governo.
  • Lula falou sobre a polêmica envolvendo a ministra do Turismo, Daniela Carneiro, e a foto em que ela aparece ao lado de milicianos no Rio de Janeiro, afirmando que não se pode condenar uma pessoa por estar em cima de um palanque com alguém causador.
  • O presidente falou sobre a autonomia do Banco Central e afirmou que a economia brasileira não cresceu no último ano.
  • Lula criticou o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, por pensar apenas em como reduzir os juros, e não em como ajudar o Brasil.
  • O presidente defendeu a importância de empresas estatais como a Petrobras, afirmando que elas são importantes para a soberania energética do país e devem ser mantidas fortes.
  • Lula prometeu “abrasileirar” o preço do petróleo.

Assista a íntegra da entrevista:

Economia