O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou por videoconferência com o presidente da Ucrânia Vladimir Zelensky, discutindo a guerra em andamento e a busca pela paz na região. Lula expressou sua disposição de participar de esforços para reunir um grupo de nações capazes de conversar com ambos os lados do conflito, com o objetivo de promover a paz.
Ele também reiterou que o Brasil defende a integridade territorial da Ucrânia e que votou favoravelmente a recente resolução da ONU. Além disso, o presidente brasileiro manifestou sua disposição de conversar com a China e a Rússia sobre a questão em sua próxima visita a Pequim.
O presidente Lula disse que a guerra entre Ucrânia e Rússia não é boa para ninguém e que o Brasil participará de qualquer esforço em busca da paz. “Torço para que não existam mais mortes e para que se possa estabelecer uma política de diálogo.”
Os líderes concordaram em conversar novamente em breve e Lula expressou seu desejo de visitar Kiev quando a situação permitir.
LEIA TAMBÉM
- Pedágio: Renan Filho vai trair Lula no Paraná? Faça a sua aposta!
- Presidente da Petrobras critica paridade internacional de preços como “abstração” e defende preços competitivos de mercado nacional; assista o vídeo
- Anielle Franco, ministra da Igualdade Racial, é a primeira e única mulher do país a ser nomeada “Mulher do Ano” pela Time