Crise política no Paraná: Federação Brasil Esperança e esquerda se fragmentam, enquanto PV e PSB migram para a direita

Não tente reunir no mesmo bloco de Carnaval PT, PCdoB, PV, PSB e PSOL. Ao menos em Ponta Grossa, município a 110 km de Curitiba, na região dos Campos Gerais. Segundo os bem informados Blog do Johnny e Blog da Mareli Martins, ambos parceiros do Blog do Esmael, a Federação Brasil Esperança [PT, PCdoB e PV] e os partidos de esquerda (PSB e PSOL] implodiram nesta semana de Rei Momo porque os “verdes” e os “socialistas” se entregaram à direita local.

Diz o Blog do Johnny que o deputado federal Aliel Machado, filiado ao PV, indicou o vereador Ede Pimentel do PSB para assumir a Secretaria Municipal de Esportes no governo da prefeita Elizabeth Schmidt, do PSD. Com essa indicação, Elizabeth formaliza o apoio dos vereadores Izaías Salustiano, Geraldo Stocco e Professor Careca, todos ligados a Aliel. A nomeação oficial será anunciada na próxima sexta-feira, dia 17. O atual Secretário, Marcos Rasch, deixa o cargo.

O PSB é o mesmo partido do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, e o PV, partido de Aliel, integra a Federação Brasil Esperança.

A entrada de Aliel na base de apoio ao governo municipal contou com a aprovação dos irmãos deputados Sandro Alex, federal, e Marcelo Rangel, estadual e secretário de Estado da Inovação, Modernização e Transformação Digital, ambos do PSD. Essa aliança entre o grupo dos irmãos e da prefeita com o grupo de Aliel sinaliza que ele não pretende concorrer à Prefeitura de Ponta Grossa no ano que vem, devendo indicar outro nome sem a mesma força para concorrer pela Federação PT, PV e PCdoB, se unindo indiretamente aos irmãos pela reeleição de Elizabeth contra a família Canto, o comunicador Jocelito e a deputada estadual Mabel Canto, ambos do PSDB.

No entanto, analisa Johnny, resta saber se a população entenderá essa mistura de partidos e políticos que estão tentando dar força à reeleição de Elizabeth Schmidt, que já sofre com a rejeição popular. A prefeita conta com o apoio do governador Ratinho Júnior, também do PSD.

Oposição rachou na Câmara de PG

A jornalista Mareli Martins, em seu blog, relata que o grupo de oposição na Câmara de Ponta Grossa pode se desfazer devido a conflito entre vereadores da Federação Brasil Esperança e da esquerda.

Economia

Ela escreve que o mandato coletivo do Psol na Câmara dos Vereadores de Ponta Grossa informou que os vereadores Geraldo Stocco (PV) e Izaias Salustiano (PSB) deixaram o bloco de oposição para atuar na base da prefeita Elizabeth Schmidt (PSD). Isso significa que o bloco será extinto, já que são necessários no mínimo quatro integrantes.

No entanto, o vereador Geraldo Stocco negou a saída da oposição e disse para a líder e a vice-líder da oposição que as assinaturas foram coletadas na terça-feira (14/2) sem a sua presença, e protocoladas nesta quarta-feira (15/2) sem sua assinatura.

Segundo as vereadoras de oposição, Stocco poderia ter assinado o documento nesta quarta-feira, mas não o fez. Já o vereador Izaias Salustiano, que também não assinou o documento da oposição, não se pronunciou sobre o assunto.

Estatuto da Federação veta acordos com a direita

Não será nada fácil para o deputado Aliel Machado, do PV, formalizar uma nova companhia para as eleições municipais 2024. Isto poque ao estatuto da Federação – PT, PCdoB e PV – exige 75% dos votos para aprovar uma “costura para fora” como estuda o parlamentar verde.

A prinícípio, numa rápida consulta, o Blog do Esmael apurou que PT e PCdoB desaprovam a movimentação de Aliel. A tendência é que as duas agremiações apoiem a deputada do PSDB Mabel Canto à Prefeitura de PG, contra a atual prefeita, que é associada ao bolsonarismo e ao governador Ratinho Jr.

LEIA TAMBÉM