O BuzzFeed News, divisão de notícias do BuzzFeed que começou como um novato peculiar em 2011 e se tornou uma operação vencedora do Prêmio Pulitzer, está encerrando suas operações.
A economia punitiva da publicação digital que derrubou muitos de seus pares é vista como a principal causa, diz reportagem do jornal americano The New York Times.
O fechamento encerra um capítulo da era digital movida a capital de risco, que deixou uma marca indelével em como o jornalismo é produzido e consumido.
Embora a divisão de notícias tenha feito realizações significativas, ela nunca conseguiu gerar lucro, pois foi incapaz de conciliar a dependência da publicidade digital e os caprichos do tráfego de mídia social com os custos consideráveis de contratar jornalistas em todo o mundo.
O fechamento da divisão de notícias faz parte de uma rodada mais ampla de demissões no BuzzFeed.
Essa decisão é a mais recente de uma série de contratempos financeiros enfrentados por empresas de mídia digital, incluindo a Vox Media, Vice e a Insider.
O fechamento é um acontecimento preocupante e representa o fim de uma era da mídia.
LEIA TAMBÉM