Aprovação de Lula se mantém estável após 5 meses de governo, revela pesquisa do Datafolha

O presidente Lula (PT) mantém sua aprovação estável após quase completar seis meses de mandato, de acordo com uma nova pesquisa do Datafolha. Segundo o levantamento, 37% dos eleitores consideram o governo de Lula ótimo ou bom, enquanto 27% o avaliam como ruim ou péssimo. Para 33%, o desempenho do petista é regular, e 3% não opinaram.

Realizada em 112 municípios com 2.010 eleitores, entre segunda (12/6) e quarta-feira (14/6), a pesquisa revela números semelhantes aos de Bolsonaro e também em comparação com a pesquisa anterior, feita em 29 e 30 de março. Ao completar três meses de mandato, Lula tinha uma aprovação de 38% e uma reprovação de 29%, sendo considerado regular por 30% dos entrevistados.

Os resultados trazem tanto notícias positivas quanto negativas para o presidente. Por um lado, Lula emula o desempenho de Jair Bolsonaro (PL), seu rival derrotado nas últimas eleições, e repete o pior desempenho de um mandatário eleito em primeiro mandato desde 1985. Por outro lado, os números mostram estabilidade em meio a uma crise política contínua e uma polarização acirrada no país.

A pesquisa revela que a aprovação de Lula é maior entre os brasileiros de renda mais baixa (até 2 salários mínimos), os menos escolarizados e os moradores da região nordeste. Já a reprovação ao petista é maior entre a classe média baixa (que ganha de 2 a 5 salários mínimos), os moradores do Centro-Oeste, os evangélicos e a minoria mais rica (que ganha mais de 10 salários mínimos mensais).

Um destaque da pesquisa é a queda na reprovação de Lula entre aqueles que ganham de 5 a 10 salários mínimos mensais. Nesse grupo, a reprovação diminuiu 15 pontos percentuais em relação a março, indicando uma possível mudança de percepção entre essa faixa de renda.

É importante ressaltar que as “boas notícias” econômicas, como a aprovação de medidas fiscais pelo Congresso e a estabilização do desemprego, ainda não têm impacto significativo na avaliação do governo de Lula. Talvez porque essas medidas não dizem respeito, diretamente, às massas e elas têm relação com a faixa mais rica.

Economia

A pesquisa do Datafolha mostra que a aprovação estável do presidente Lula reflete a polarização política vivida pelo país, onde as opiniões sobre seu governo se mantêm praticamente inalteradas. O embate com a Câmara dos Deputados e outros desafios não parecem ter afetado sua popularidade até o momento.

LEIA TAMBÉM

Deixe um comentário