Ciro Nogueira revela que Bolsonaro ficou sabendo antecipadamente da derrota pela Paraná Pesquisas [vídeo]

O ex-ministro da Casa Civil, senador Ciro Nogueira (PP-PI), em entrevista ao youtuber Ieldyson Vasconcelos, do Piauí, revelou que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) soube antecipadamente da derrota para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Essa informação é importante para o leitor do Blog do Esmael contextualize o ato golpista no dia 8 de janeiro.

Na entrevista, Ciro afirmou que foi avisado antecipadamente da derrota pela pesquisa da Paraná Pesquisas. “Errou por um décimo”, disse, ao apontar a precisão dos números que comunicou ao então persidente Bolsonaro.

Ciro Nogueira ainda apontou na entrevista o caso da deputada Carla Zambelli (PL-SP), que perseguiu um homem negro no Centro de São Paulo na véspera da eleição. Ele relatou esse fato como “desastroso” e “desastre” para a campanha de Bolsonaro.

“Uma deputada, em um estado de descontrole, estava portando um revólver e perseguindo um homem negro no centro de São Paulo. Você consegue imaginar o que isso significa? Aquilo foi uma situação desastrosa. Não sei se foi por causa desse…, que também foi desastroso, mas tudo foi um desastre”, disse o ex-chefe da Casa Civil, que agora cumpre mandato de senador.

Nos bastidores, fala-se que o presidente Bolsonaro ficou extremamente irritado, há boatos sobre isso, insistiu o entrevistador.

“Nem consigo mensurar o quão absurdo é uma pessoa, aparentemente com algum tipo de problema mental, correndo atrás de outra pessoa com uma arma na mão e ainda entrando em uma lanchonete. É algo completamente inacreditável. Fiquei chocado, pensando ‘Meu Deus, não posso acreditar que isso está acontecendo'”, relatou o senador bolsonarista, se referindo a Zambelli.

Economia

De acordo com Ciro Nogueira, foi nesse momento que ele recebeu uma pesquisa que indicava que Blsonaro iria perder a eleição.

“Foi durante aquele final de semana que recebi os resultados da pesquisa feita pelo instituto contratado pelo partido, o Paraná Pesquisas. Houve uma diferença de apenas 0,1% no resultado das eleições”, disse Nogueira, indicando o acerto do levantamento.

Ciro Nogueira também atribuiu a derrota do ex-presidente para as abstenções.

“Recebemos os resultados, mas não houve mais margem para erro. Aí entra em jogo a questão da abstenção, que pode variar de um lugar para outro. Sim, é verdade. Você esperava uma participação maior, onde o presidente era mais fraco, para que houvesse uma presença maior do eleitor. Tínhamos esperança de que os eleitores de Bolsonaro, por serem mais apaixonados, comparecessem em maior número.”

A pergunta que não quer calar: com a pesquisa da Paraná Pesquisas indicando a derrota de Bolsonaro com antecedência, é possível que o plano golpista tenha começado antes mesmo da apuração dos votos nas urnas? Isso será tarefa para a CPMI do 8 de janeiro responder, mas essas declarações inéditas de Ciro Nogueira são importantes para ponto de partida nas investigações.

LEIA TAMBÉM

Uma resposta para “Ciro Nogueira revela que Bolsonaro ficou sabendo antecipadamente da derrota pela Paraná Pesquisas [vídeo]”

Deixe um comentário