Presidente Bolsonaro sinaliza desistência da reeleição de 2022

A empatia do presidente Jair Bolsonaro (PL) com o sofrimento do povo baiano, que literalmente está morrendo afogado pelo excesso de chuvas, pode dizer muito mais do que a vã filosofia pode explicar: sinaliza que o mandatário desistiu da reeleição em 2022 –não formalmente, por óbvio.

Bolsonaro perde do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que pode vencer já no primeiro turno, de acordo com todas as pesquisas de intenção de votos. A desistência de concorrer pode cair bem ao atual inquilino do Palácio do Planalto, ante a iminente derrota nas urnas.

Em férias em São Francisco do Sul, litoral de Santa Catarina, o presidente da República mostra indiferença com a Bahia submersa e pelos nordestinos. Ele é mal avaliado nos estados do Nordeste e é nessa região que Lula está mais à frente das pesquisas.

Em Santa Catarina, Bolsonaro pesca, faz passeios de jet ski, enquanto não chega o feriado de Réveillon. “Espero não ter de retornar antes”, disse ele, cruzando os dedos e batendo na madeira.

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), comunicou nesta terça-feira (28/12) que as enchentes já deixaram pelo menos 21 mortos e milhares de desabrigados no estado.

Nas redes sociais, Bolsonaro é duramente criticado e xingado de “vagabundo” porque curte férias em Santa Catarina ao mesmo tempo que a Bahia se afoga nas chuvas.

Economia

Em vários momentos, ao logo deste conturbado ano de 2021, Jair Bolsonaro falou em não concorrer nas eleições de 2022.

Em julho passado, por exemplo, o presidente insinuou que não disputaria se voto não fosse impresso –assunto já superado pelo TSE e os partidos políticos [a votação será 100% eletrônica]. No mês de outubro, Bolsonaro voltou a dizer que não sabe se concorreria a um novo mandato ao falar sobre fake news e uso das redes sociais nas eleições.

Mas, suponhamos que Bolsonaro realmente desista da reeleição. Quem herdaria seus votos? O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), ou o suspeito ex-juiz Sergio Moro (Podemos). O candidato do PDT, Ciro Gomes, ou esses votos viriam para Lula consolidar a vitória no primeiro turno com votação consagradora?

O fato é que Jair Bolsonaro age como se não fosse presidente da República, como se não gostasse da ofício, embora goste bastante das mordomias do cargo e do cartão corporativo.

Bolsonaro é cada vez menos candidato em 2022. Ele sabe que é mais fácil o Saci-Pererê cruzar as pernas do que ele vencer a disputa presidencial do ano que vem.

Sobre as chuvas na Bahia

Até o momento, o número de pessoas na Bahia afetadas pelas chuvas se aproxima de 500 mil, em especial moradores do sudoeste, sul e extremo sul do estado. Na segunda-feira (27/12), o estado contabilizava mais de 31.405 desabrigados e 31.391 desalojados, de acordo com dados enviados pelas prefeituras e divulgados pela Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec). O total de municípios afetados chega a 116, sendo que 100 já decretaram situação de emergência. Pelo menos 21 pessoas morreram.