carlos bolsonnaro carluxo paulo guedes

Paulo Guedes e Carluxo na mira da CPI da Covid. Qual a chance deles serem convocados pelo Senado?

  • Terão colhões os excelentíssimos senadores da República?

Os senadores que compõem a CPI da Covid insinuaram esta semana que poderão convocar o vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ), o Carluxo, e o ministro da Economia, Paulo Guedes, para depor na comissão de inquérito. Por enquanto, as falas ficaram apenas nas intenções. Nenhum parlamentar [ainda] requereu os depoimentos.

Na retórica, o senador Renan Calheiros (MDB-AL), relator da CPI, continua na ofensiva. “Essas declarações soam para a gente como uma autoconvocação dele. Eu não sei se o estado de espírito dele é esse”, disse, ao se referir ao ministro Paulo Guedes.

Na semana passada, Guedes usou uma reunião do Conselho de Saúde Suplementar para atacar a China. Segundo ele, “o chinês inventou o vírus”, mas desenvolveu uma vacina menos eficiente que aquelas criadas por empresas americanas.

Carluxo, o Carlos Bolsonaro

O vereador Carlos Bolsonaro, o Carluxo, é chamado por seu pai de “Zero Dois”. Ele é considerado o “cérebro” do presidente Jair Bolsonaro na estratégia de comunicação, negacionismmo e posições fundamentalistas. O filho do presidente da República é apontado como coordenador do “gabinete do ódio” no Palácio do Planalto, que dissemina fake news contra adversários, políticos, autoridades judiciais.

O senador Humberto Costa (PT-PE), membro titular da CPI da Covid, disse que a menção do ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta à participação do “filho do presidente que é vereador no Rio de Janeiro”, em reuniões no Palácio do Planalto sobre o enfrentamento da Covid19, durante seu depoimento na CPI da Pandemia, justificaria a convocação de Carluxo.

Leia também

Os senadores têm colhões?

Falar, até papagaio fala. A questão é: os senadores terão colhões para convocar Guedes e Carluxo?

O sistema financeiro deixará o Senado cumprir sua missão constitucional?

O presidente Jair Bolsonaro, pai do vereador, permitirá que seu filho seja inquirido pela CPI da Covid?

Esses questionamentos não dizem respeito somente aos membros da comissão de inquérito, mas à instituição Senado.

Por enquanto, tudo não passou de ameaças.

Terão colhões os excelentíssimos senadores da República?