Por Esmael Morais

Coluna do João Arruda: Em defesa dos interesses do Paraná

Publicado em 29/12/2015

Também indicamos recursos para o Hospital Cajuru, na Capital, e o Hospital Metropolitano de Sarandi, no Noroeste, e ainda para aquisição de equipamentos destinados a universidades estaduais e federais. Nós também analisamos a questão do pedágio. Ouvimos representantes de concessionárias, do DER, do TCU e do Ministério dos Transportes, além de deputados estaduais que investigaram o pedágio no Paraná.

A bancada se encontrou com o vice-presidente da República, Michel Temer, para tratar da Estrada do Colono. Outra reunião importante foi com o então ministro da Aviação Civil, Eliseu Padilha, sobre o programa de aeroportos regionais. Na presidência da Câmara dos Deputados, pedimos a criação de novas turmas recursais do Tribunal Regional Federal em Curitiba. Ainda fomos ao presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, para discutir formas de evitar demissões na venda do HSBC ao Bradesco.

Em Curitiba, na Assembleia Legislativa, realizamos o seminário “Políticas Públicas para a Cultura e Turismo Religioso no Paraná”, um segmento em franca expansão. Para defender ainda mais os interesses da nossa região, participei da criação da bancada sulista, que reúne 77 deputados federais e nove senadores dos três estados. Os outros coordenadores são os deputados Mauro Mariani (Santa Catarina) e Giovani Cherini (Rio Grande do Sul).

Entre tantas reuniões importantes com entidades como a Associação dos Médicos, o Movimento Pró-Paraná e a OAB, uma boa notícia para fechar o ano: a pedido de autoridades, empresários e moradores da região Oeste e próximos da fronteira, o trecho da BR 163 que Guaíra a Marechal Cândido Rondon não será estadualizado. Um decreto presidencial será baixado nos próximos dias para manter o trecho sob jurisdição federal, como o ministro dos Transportes havia nos prometido em outubro.

Como vocês veem, foi um ano bastante produtivo. Muitos desafios foram vencidos, mas há outros pela frente. Que venha 2016. Não perca a esperança.

Feliz Ano Novo.

*João Arruda é deputado federal pelo PMDB, coordenador da bancada do Paraná no Congresso Nacional, escreve nas terças-feiras sobre “Os bastidores do poder em Brasília”.