Tragédia na Ponte Pênsil de Torres: dezenas de pessoas caem no Rio Mampituba após desabamento

A ponte pênsil que liga as cidades de Torres, no Rio Grande do Sul, e Passo de Torres, em Santa Catarina, virou e dezenas de pessoas caíram no Rio Mampituba. As autoridades foram acionadas por volta das 2 horas da madrugada desta segunda-feira, dia 20 de fevereiro.

As buscas pelos desaparecidos, incluindo o jovem Brian Grandi, de 20 anos, ainda estão em andamento. Até a última atualização, seis pessoas foram consideradas inicialmente desaparecidas, mas os familiares conseguiram contatá-las e localizá-las.

Um grande número de bombeiros, brigadianos e três helicópteros e embarcações estão envolvidos nas operações.

A capacidade suportada pela estrutura da ponte é de 20 indivíduos, mas, segundo o secretário de Planejamento de Torres, Matheus Junges, aproximadamente 100 pessoas estavam sobre a ponte no momento do acidente.

Pelo menos 18 pessoas foram atendidas em hospitais da região com ferimentos leves, como arranhões. Quinze delas foram levadas para o Pronto Atendimento Municipal de Torres e três foram atendidas no Hospital Nossa Senhora dos Navegantes. Um paciente permanece em observação, mas está estável.

Os prefeitos de Torres e Passo de Torres afirmaram, em entrevista à Rádio Gaúcha, que não há fiscalização do trânsito de pedestres na ponte.

Economia

Segundo as autoridades, as cabeceiras da ponte contam com cartazes informando a capacidade máxima de pessoas e que é necessário contar com o bom senso dos veranistas para respeitar o aviso.

Ambos os prefeitos afirmaram que a vistoria dos cabos e das braçadeiras das pontes é feita com frequência, mas não é possível ter uma autoridade fiscalizando o número de pessoas que atravessam a ponte.

Na hora do acidente, estava acontecendo uma festa de Carnaval do lado catarinense, em Passo de Torres, e as pessoas estavam retornando do evento.

Há relatos de que adolescentes e crianças estavam na ponte no momento da queda. As atrações de carnaval previstas para os próximos dias em Torres foram canceladas pela prefeitura.

LEIA TAMBÉM