Terror no litoral de SP: 24 vidas perdidas, 228 desalojados e 338 desabrigados em meio à tragédia provocada pelas chuvas

Lula deixa Carnaval de Salvador para atender vítimas em SP

Lula e Tarcísio fazem dobradinha para socorrer vítimas das chuvas em SP

Fortes chuvas atingiram o litoral paulista na noite de sábado (18/02) e na manhã de domingo (19/02), resultando em pelo menos 24 mortos, 228 desalojados e 338 desabrigados. O governo paulista decretou estado de calamidade pública nas cidades de Ubatuba, São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba, Bertioga e Guarujá, que foram as mais impactadas pelas tempestades. Além disso, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas de alagamentos, transbordamentos de rios e grandes atrações de encostas para a Região Metropolitana de São Paulo e litoral sul paulista.

As chuvas também comprometeram a qualidade da água, e a Sabesp informou que o tratamento de água foi interrompido em decorrência da grande quantidade de galhos, lama e pedras presentes no reservatório. Equipes de trabalho para a normalização dos sistemas de abastecimento foram enviadas aos locais.

As fatalidades incluem uma menina de 7 anos que foi atingida por uma pedra durante a chuva na região de Ubatuba, Fabiana de Freitas Sá, uma coordenadora do Programa Criança Feliz, em São Sebastião, um bebê de 9 meses e um homem de 30 anos no bairro Camburi e no morro do Esquimó, ambos localizados em São Sebastião. O Corpo de Bombeiros prestou atendimento em Ubatuba e em São José dos Campos, onde 16 pessoas foram ilhadas na área rural devido ao alagamento, mas ninguém se feriu.

A Defesa Civil registrou alagamentos em 17 pontos de Ubatuba, e a chuva comprometeu a qualidade da água do manancial de onde o município capta água. Por isso, a Sabesp opera de forma reduzida, podendo haver desabastecimento em imóveis sem caixa d’água.

Economia

A chuva também causou deslizamentos de terra em vários pontos e fechou estradas e rodovias.

O Inmet alerta para que as pessoas desliguem os aparelhos elétricos e o quadro geral de energia, atentem-se para alterações nas encostas, permaneçam em locais abrigados, protejam seus pertences da água e obtenham informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193) durante tempestades.

Lula interrompe descanso no Carnaval para visitar SP

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou que deixará o Carnaval de Salvador para visitar as áreas atingidas por fortes temporais no estado de São Paulo na segunda-feira, 20 de fevereiro.

Lula expressou sua solidariedade aos vítimas da tragédia e afirmou que o governo federal, por meio da Defesa Civil e das Forças Armadas, está à disposição para atender e apoiar os governos estaduais e municipais no socorro às populações atingidas.

O governo de São Paulo declarou estado de calamidade pública nas cidades de Ubatuba, São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba e Bertioga, as mais afetadas pelos temporais.

Alckmin se solidariza

O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, prestou solidariedade às vítimas das fortes chuvas que atingiram o litoral de São Paulo, que causaram mortes, desalojaram e deixou pessoas desabrigadas. Ele declarou que o governo federal está acompanhando a situação por meio dos ministérios da Defesa e da Integração, e que o Grupo de Apoio a Desastres (GADE) será enviado ao estado para ajudar.

O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff, visitarão as áreas afetadas pelas chuvas, e uma equipe da Defesa Civil Nacional já está verificando os estragos.

O Ministério da Defesa foi acionado para acompanhar as ações de desobstrução de vias na região, e foi determinado o reconhecimento de situação de emergência em São Sebastião.

Governador de SP anuncia helicópteros

O governador do estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, anunciou que helicópteros da Polícia Militar e do Exército serão usados para transportar equipes de bombeiros e retirar feridos dos deslizamentos de terra no município de São Sebastião. As estradas que dão acesso às praias de Barra do Sahy e Baleia estão interrompidas.

O Batalhão de Aviação de Taubaté disponibilizará aeronaves de grande porte para ajudar no resgate, já que as tropas de bombeiros estão tendo dificuldade para chegar devido ao bloqueio das rodovias. Até o momento, foram confirmadas mortes e o número de feridos ainda é incerto.

Os feridos serão inicialmente encaminhados para o Hospital Regional de Caraguatatuba e, posteriormente, para outros hospitais na região e na capital paulista. As chuvas intensas e persistentes causaram mortes, bloqueio de estradas, queda de barreiras, inundações, deslizamentos, desabamentos e afetam o abastecimento de água na região.

LEIA TAMBÉM