Tarifa zero em Curitiba: economista e professor Lafaiete Neves participa de reunião da Comissão Especial de Transporte

A cidade de Curitiba foi o centro das atenções nesta sexta-feira (11/8) devido à reunião da Comissão Especial de Transporte da Câmara Municipal de Curitiba, que discutiu a possibilidade de implantação da tarifa zero no transporte público da capital paranaense.

O evento contou com a presença destacada do economista e professor aposentado Lafaiete Neves, uma autoridade no assunto, que compartilhou sua perspicácia em uma sessão repleta de insights sobre os principais desafios e benefícios da implementação da tarifa zero.

O debate da Tarifa Zero pode ser novidade para muitos, menos para o Blog do Esmael que em março de 2013 já enfrentava essa necessidade quando a passagem do ônibus custava R$ 2,85:

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“A defesa que fiz ontem à  noite rendeu-me críticas vindas de seguidores nas redes sociais que argumentavam não existir almoço grátis. O rango pode até não existir, mas a tarifa zero nos ônibus não é uma novidade ao redor do mundo”, escrevi há mais de 10 anos.

A discussão de hoje na Câmara sobre a Tarifa Zero foi acompanhada de perto e com atenção pelo deputado Goura Nataraj (PDT), ex-vereador da cidade, e pré-candidato à Prefeitura de Curitiba nas eleições 2024.

Natal Foz

A comissão, presidida pelo vereador Dalton Borba, tinha como objetivos centrais não apenas debater a tarifa zero, mas também explorar o novo contrato de concessão do transporte público que será assinado em 2025.

O evento foi marcado pela participação de figuras como o vereador Bruno Pessutti, Rodrigo Reis, além do Professor Dalton e do deputado Goura, já mencionados antes.

Lafaiete Neves trouxe à tona a complexidade do sistema de remuneração por quilômetro rodado em Curitiba, que é simultaneamente impactado pelo IPCA, um fator que inflaciona os custos gerais do transporte e, consequentemente, afeta a tarifa técnica.

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Ele explicou que a tarifa técnica representa o custo real da prestação do serviço, enquanto a tarifa social é paga diretamente pelo consumidor.

O economista enfatizou que a tarifa zero é uma proposta que ganha destaque em todo o país, principalmente em cidades inovadoras como Curitiba, que possuem uma reputação de pioneirismo.

Lafaiete Neves também abordou o lucro extraordinário que os empresários de transporte obtêm com tarifas elevadas, argumentando que os subsídios públicos também são desviados para essas empresas.

A reunião se destacou por seu foco na busca de subsídios para a elaboração de um novo contrato de concessão do transporte público, além de explorar as implicações e benefícios da tarifa zero.

A Comissão Especial de Transporte demonstrou seu compromisso em analisar a viabilidade dessa proposta e garantir uma avaliação completa das complexidades envolvidas.

A discussão em torno da tarifa zero ganhou ainda mais relevância considerando que, em nível nacional, mais cidades estão adotando essa abordagem.

Lafaiete Neves reforçou a importância de romper com o ciclo de altas tarifas que impactam negativamente os trabalhadores e suas famílias, especialmente em um contexto de informalidade e desemprego.

A sessão foi concluída com a promessa de uma audiência pública na Assembleia, proposta pelo deputado Goura, para abordar a questão da tarifa zero, refletindo a crescente importância desse tópico em todo o país.

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