Renato Freitas: Conselho de Ética recomenda advertência escrita por quebra de decoro parlamentar

Relator considerou que a gravidade dos atos não justificava a cassação do mandato, mas que uma punição era necessária para preservar a soberania popular

O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) recomendou, nesta terça-feira (5/12), a aplicação de uma advertência escrita ao deputado Renato Freitas (PT) por quebra de decoro parlamentar.

A decisão foi tomada após a leitura do parecer do relator, deputado Matheus Vermelho (PP).

>>Assembleia Legislativa do Paraná; sessão ao vivo

A representação contra Freitas foi protocolada pelo presidente da Alep, deputado Ademar Traiano (PSD), após Renato Freitas bater com o colega de parlamanto e xingá-lo de “corrupto” no plenário da Casa.

No parecer, Vermelho considerou que os atos de Freitas foram “graves” e “incompatíveis com o decoro parlamentar”.

Economia

No entanto, o relator também ponderou que a cassação do mandato seria uma medida desproporcional, já que Freitas não tem antecedentes disciplinares.

“Em que pese a magnitude dos atos incompatíveis com o decoro aqui analisados que poderiam ensejar a suspensão ou cassação do mandato, levo em conta a preservação da soberania popular das urnas e a inexistência de outras penalidades já aplicadas ao Representado, para determinar a imposição da pena de advertência por escrito, com fulcro nos arts. 272, II e seu parágrafo único; 274 e 280, todos do Regimento Interno (RI) da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná”, diz o relatório.

>>Bate-boca acalorado na ALEP entre deputado Renato Freitas e presidente Ademar Traiano; assista o vídeo

A decisão do Conselho de Ética ainda não é definitiva.

A deputada Ana Júlia (PT), suplente de Freitas no Conselho, e o Corregedor da Assembleia, deputado Artagão Junior (PSD), pediram vista da decisão e uma nova reunião foi marcada para a próxima segunda-feira (11/12).

Caso o voto do relator seja mantido, Freitas será advertido por escrito e a medida será encaminhada à Mesa Diretora da Alep para leitura em Plenário.

A virtual aprovação da advertência por quebra de decoro parlamentar é vista meio político como “acordão” entre as partes contendoras, após a intervenção da “turma do deixa-disso” na Alep.

O Caso Renato Freitas pode se encerrar na quarta-feira, dia 13 de dezembro, quando termina o ano legislativo, se não houver fato novo e se se consolidar o relatório apresentado hoje – objeto de vista coletiva.

6 Respostas para “Renato Freitas: Conselho de Ética recomenda advertência escrita por quebra de decoro parlamentar”

  1. Menos mal.
    Agora, eu realmente gostaria que o Deputado Renato Freitas, fosse mais contido em suas falas na tribuna da Alep, porque precisamos muito dele no Parlamento. Somos poucos, e cada um desse pouco representa muito para todos nós da esquerda.
    Pois, infelizmente o eleitorado brasileiro da classe trabalhadora, os indivíduos com pouco poder aquisitivo votam em peso na direita e extrema-direita.
    Quiça, em 2026 Renato Freitas como Deputado Federal.

  2. Esmael, você não vai publicar nada sobre o Traiano corrupto ? O Renato destruiu a falsa mortal deste orelhudo. Se bem que já tivemos outros presidentes desta casa de orgias que também eram maos-leves. E o Plauto sempre na fossa. Esta turma é fiel ao rato

  3. Renato Freitas, o único DEPUTADO TRANSPARENTE DA ALEPR, falou o que os outros não tiveram a CORAGEM DE FALAR. E disse a MAIS PURA VERDADE. Traiano é CORRUPTO. Tem o meu voto em 2026 para qualquer cargo político, de Deputado Estadual até a Senador. E se quiser ser Governador do Paraná, também o terá, já que precisamos de políticos que não temem a verdade e não tem medo da repressão. Parabéns Renato Freitas, faz tempo que não via um Deputado de Coragem como você. Bate de frente com os caciques e ainda mostra ao Paraná que todos são farinha do mesmo saco, e se fazem de “honestos”. Fora Traiano.

Deixe um comentário