Relatório Lula – confira o resultado da transição ao vivo

O presidente eleito Lula e o vice eleito Geraldo Alckmin, desde o CCBB, apresentam o relatório da transição de 32 grupos técnicos.

O relatório Lula está sendo apresentado um dia depois da diplomação de Lula e Alckmin no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Alckmin observou que nunca Brasília esteve tão perto das pessoas como nessa fase do governo do presidente Lula. “Ulisses Guimarães dizia que a obra prima do estado é a felicidade das pessoas. O estado tem que estar à serviço das pessoas”, afirmou o vice.

“Essa foi a transição mais participativa de todos os governos. Foram mais de 5 mil pessoas no Brasil inteiro que deram sua contribuição voluntária para que nós pudéssemos entregar essa ferramenta para o presidente Lula fazer um grande governo”, completou Alckmin.

O ex-ministro Aloizio Mercadante, coordenador dos grupos técnicos, faz a apresentação dos trabalhos da transição. Segundo ele, cerca de 700 pessoas participaram desse período especial.

“Os relatórios temáticos [das equipes de transição] são riquíssimos. São o melhor ponto de partida para que os ministros comecem sua gestão”, disse Aloizio, que alertou ao defender a PEC do Bolsa Família: “Quem está pagando a conta desse apagão fiscal são os pobres, aqueles que mais precisam, aqueles que precisam do estado e de políticas públicas de qualidade.”

Economia

A presidente nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), bastante homenageada, disse que o novo governo tem um projeto para o país e é um projeto muito diferente desse que está aí. “É o projeto de colocar o povo como centralidade do orçamento”, destacou ela.

Tudo que Lula disse na apresentação do relatório final da transição

O dia de hoje é de agradecimento para quem fez o melhor para examinar o estado atual do nosso país. Acho que teremos uma radiografia perfeita do estrago que foi feito no Brasil. A gente fala do Zé Gotinha para lembrar o povo brasileiro que tomar vacina não é luxo, é obrigação.

Agradeço a Simote Tebet e outros que estiveram ao nosso lado na campanha. A palavra gratidão tem que ter um peso especial na nossa vida. É importante aprender a ser grato a aquelas pessoas que, mesmo discordando, escolhem estar ao nosso lado para vencer um inimigo

Eles fazem parte de uma organização de extrema-direita que não existe só no Brasil. Nos EUA é comandada pelo Trump. Esse grupo veio para negar a verdade. Dizem defender costumes e a família, mas o que eles mais fazem é negar a defesa das famílias.

Perdi 3 eleições. Nas 3 eu voltei para casa, chorei e me preparei para ganhar a próxima. Um dia eu ganhei. Todas as vezes que eu perdi, eu respeitei quem ganhou. E telefonei para o vitorioso para cumprimentar a vitória. Até hoje o presidente sainte não reconheceu a derrota.

Quero estabelecer um compromisso com a educação básica no Brasil. Não é possível que a gente não reconheça a importância das nossas crianças terem escolas em tempo integral. Vamos ter como resultado uma melhor educação e menos violência, porque nossas crianças estarão protegidas.

Não tem nenhum país com mais de 100 milhões de habitantes que tenha um sistema de saúde como nós temos. E nós temos que agradecer a cada enfermeira, médico, trabalhador da limpeza, que deu a vida para combater uma pandemia que o atual presidente não combateu.

Depois do presente que o povo brasileiro me deu nas urnas, eu não tenho direito de sentar na cadeira com ressentimento. Isso não estará na minha governança. Mas não me peçam para eu esquecer.

Nunca aceite pagar o preço de um crime que você não cometeu. A mentira que contaram contra mim foi transformada em verdade sem que houvesse uma única cobrança. Foram 5 anos, não foram 5 dias. Foram vidas destruídas. E nós estamos aqui de cabeça erguida. Os que me condenaram, não.

Estamos aqui para que a gente recupere a decência do povo, a qualidade do ensino, saúde, o direito ao trabalho. Eu tenho 4 anos para trabalhar e me dedicar. Não haverá chuva ou sol que me proíba fazer o povo voltar a sorrir.

O companheiro Aloizio Mercadante será presidente do BNDES. Precisamos de alguém que pense em desenvolvimento, inovação tecnológica, para que esse país volte a gerar empregos. E para dizer ao mundo inteiro que quiser vir para cá, que venha. Nosso país voltará a ser respeitado.

Vou viajar pelo mundo para que o Brasil recupere seu prestígio nos Estados Unidos, China, Europa, Japão. E quem quiser investir no Brasil, investir em projetos produtivos para ganhar dinheiro, irá ganhar dinheiro. E o país voltará a ser respeitado e ter soberania.

Acompanhe ao vivo:

LEIA TAMBÉM