Ratinho Junior defende modelo de pedágio mais caro do mundo no Paraná

O governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), em entrevista ao Estadão, disse esta semana que é contrário ao modelo de pedágio apresentado pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e seus aliados no Paraná, o ex-governador Roberto Requião (PT) e o deputado estadual Arilson Chiorato (PT), coordenador da Frente Parlamentar Sobre o Pedágio na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP).

Dizendo-se oposição ao próximo presidente eleito, Ratitnho Junior revelou estar “muito preocupado” com o modelo de pedágio proposto pelo PT ao Paraná.

“O modelo que nós construímos com o atual Ministério da Infraestrutura já é o da menor tarifa. Aquelas empresas que disputarem na bolsa, ganham aquelas que darem a menor tarifa. No passado a tarifa foi um assalto, porque por 24 anos cobraram pedágio e não fizeram obras. O que eu posso garantir é que o paranaense não quer um pedágio para tapar buraco e pintar faixa. Nós queremos obras, é isso que desenvolve o estado”, disse o governador paranaense.

Ocorre que a ALEP já provou, por meio de estudos técnicos, que o modelo de Ratinho é a perpetuação do pedágio mais caro do mundo nas rodovias estaduais e federais que cortam o Paraná. Além disso, o mandatário estadual planejava implantar mais 15 praças de pedágio no estado, elevanto de 27 para 42 pontos de “assalto” legalizado aos usuários de estradas e setores produtivos que escoam sua produção – diminuindo a competitividade local em relação aos demais estados e países do Mercosul.

Ratinho Junior pretendia estabelecer 42 praças de pedágios e criar um gatilho de aumentos nas tarifas por meio de degraus, ou seja, se houver uma pintura na pista, pimba, novo aumento; olho de gato, outro reajuste; melhoria no acostamento, mais um “assalto”; assim por diante.

Lula, Requião e Arilson, na campanha eleitoral de 2022, prometeram em vídeo aos paranaenses que o pedágio não terá tarifa superior a cinco reais. A título de comparação, havia praça que cobrava R$ 26,40 de veículo simples. Um caminhão cinco eixos, por exemplo, deixava mais de R$ 100 pela passagem.

Economia

O governador do Paraná se anunciou oposição ao governo Lula, mesmo antes de começar, alegando que foi derrotado em seu apoio ao presidente cessante Jair Bolsonaro (PL). Portanto, como já registrou o Blog do Esmael, Ratinho Junior comunicou sua base na ALEP que, em 2026, irá disputar a Presidência da República. Ele descartou a aliados concorrer ao Senado.

LEIA TAMBÉM