Ratinho Junior puxa boicote das PMs a Alexandre de Moraes, diz deputado Requião Filho

O deputado estadual Requião Filho (PT) disse nesta sexta (18/11), em Curitiba, que o governador do Paraná Ratinho Junior (PSD) está puxando o boicote das polícias militares a uma reunião com o ministro Alexandre de Moraes, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na quarta (23/11).

Cumprimentando-o respeitosamente, em atenção ao Ofício GAB-PRES n.º6448/2022, concemente ao convite para participação em reunião no Tribunal Superior Eleitoral – TSE, no dia 23 de novembro de 2022, às 10h, este Comandante-Geral informa que não poderá comparecer por incompatibilidade de agenda, em razão de compromissos institucionais já assumidos anteriormente, não sendo designado representante para participar do evento“, diz o documento enviado para Moraes pelo Comandante-Geral da PMPR, Coronel Hudson Leôncio Teixeira.

Requião Filho questionou em suas redes sociais se o ofício seria uma Iniciativa isolada do Comandante-Geral do Paraná – Cel Hudson ou se ele estaria cumprindo ordens do governador Ratinho.

Na Constituição Estadual do Paraná, o comandante-em-chefe da Polícia Militar é o governador Ratinho Junior.

Um deputado governista afirmou ao Blog do Esmael que este documento ao “Xandão” seria uma “despedida” do cargo.

“A conversa ´eque ele está preparando a saída. Sabe que vai dançar, que vai perder o cargo, está querendo sair como herói [perante bolsonaristas]”, disse a fonte.

Economia

Prevaricação

No início deste mês, Coronel Hudson reconheceu diante das câmeras que estaria “prevaricando” a liberação da PR-151, em Ponta Grossa (PR), em negociações com manifestantes bolsonaristas que bloqueiam trecho da estrada.

Com jeitinho, o comandante da PMPR pedia a bolsonaristas que liberassem “por enquanto” um trecho da BR para evitar multas e confronto.

“Eu sei que os caminhoneiros usam o lado direito para a cozinha do caminhão, nós sabemos disso, temos bom senso também. Mas é preciso que vocês também tenham esse bom senso, porque senão a gente vai fazer o que a lei está determinando“, disse na época.

“Na verdade, a gente está prevaricando, já deveria ter feito [o que a lei determinou]. Vão começar a fazer multa de todo mundo. Multa de trânsito e aquela multa de R$ 100 mil“, emendou Hudson.

Prevaricação é o crime cometido por funcionários públicos ao deixarem de praticar ato de ofício por interesse pessoal.

Ratinho Junior é alvo de Reclamação no STF

Os deputados de oposição na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) apresentaram no dia 2 de novembro, no Supremo Tribunal Federal (STF), uma Reclamação contra o governador Ratinho Junior (PSD) e os chefes das forças de segurança do Estado pela omissão diante da falta de medidas efetivas para liberar as rodovias estaduais ocupadas por manifestantes bolsonaristas que defendem um golpe de Estado no País.

A representação é da oposição assinada pelo advogado Luiz Fernando Delazari, ex-secretário de Segurança Pública do Paraná e ex-promotor de Justiça do Estado.

LEIA TAMBÉM