Os deputados Gleisi Hoffmann e Arilson Chiorato, ambos do PT, sob a testemunha do também deputado Luiz Claudio Romanelli, do PSD, atropelaram ao governador Ratinho Jr. (PSD), em Brasil, ao anunciar R$ 661 milhões do governo federal para revitalizar e executar obras em rodovias do estado do Paraná.
Gleisi disse que participou de duas importantes reuniões para tratar sobre as rodovias paranaenses. Segundo ela, a primeira foi na ANTT, junto com a bancada paranaense que acompanha o processo das novas concessões de pedágio no Paraná. A segunda, com a presença de prefeitos do litoral, foi com o ministro Renan Filho sobre a interdição da BR-277, que tem proporcionado inúmeros prejuízos à economia paranaense.
“Estamos trabalhando juntos para resolver a situação o quanto antes e temos o compromisso do governo Lula de priorizar a manutenção das estradas do Paraná. Para este ano, já temos garantido R$ 661 milhões do governo federal para revitalizar e executar obras em rodovias do nosso estado”, anunciou a dirigente petista.
O deputado Arilson Chiorato, presidente do PT no Paraná, voou esta quarta (22/3) para Brasília, segundo ele, para “defender os interesses do povo a respeito do novo modelo de pedágio no Paraná”. Ele acompanhou Gleisi em uma reunião com os técnicos da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e com os deputados federais que integram a Comissão para tratar do pedágio.
“Tivemos importantes avanços. A ANTT vai fazer uma consulta jurídica à Advocacia-Geral da União (AGU) a respeito da utilização de caução para garantir a execução das obras nas rodovias. Essa proposta diminui o valor da tarifa”, relatou Chiorato.
O parlamentar do PT ainda disse que as tratativas para que se garanta um mecanismo de monitoramento do tráfego avançaram. “Caso o fluxo de veículos seja maior que o previsto em contrato, a tarifa deve ser reduzida”, explicou.
O deputado Toninho Wandscheer (PROS), coordenador da bancada paranaense, foi o anfitrião do debate sobre o pedágio em Brasília.
Como se vê, o govenador Ratinho Jr. foi atropelado nesse debate sobre pedágio e conservação de rodovias. O deputado Arilson Chiorato, por exemplo, denunciou que o mandatário estadual transformou em ‘queijo suíço’ as estradas paranaenses – em alusão á quantidade excessiva de buracos nas rodovias.
De Curitiba, no plenário da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), o deputado Requião Filho (PT) também fez bonito. Ele voltou a denunciar o perdão de R$ 10 bilhões para as concessionárias de pedágio.
“E a dívida bilionária do pedágio, por que o Paraná já esqueceu? Vai dizer que ninguém viu o perdão do governo Ratinho Jr., num acordo que trocou R$ 6 bilhões por R$ 323 milhões – só da Rodonorte. 5% do valor que eles deviam”, discursou ele.
No entanto, as bancadas na ALEP e na Câmara discordam que Ratinho Jr. foi atropelado: ‘ele caiu no buraco criado por ele e o antigo presidente Bolsonaro’.
LEIA TAMBÉM
- RPC TV Globo mostra o tamanho dos buracos de Ratinho Jr. nas rodovias do Paraná
- Nove partidos da Coalizão tiram posição unânime: ‘contra privatização da Copel e pedágio mais barato no Paraná’; ouça o áudio
- Lula diz que pedágio de Ratinho Jr. e Bolsonaro não é bom para o Paraná porque é mais caro
- Puxão de orelha dado por Lula foi para o ministro dos Transportes, Renan Filho, devido ao pedágio no Paraná
Jornalista e Advogado. Desde 2009 é autor do Blog do Esmael.