Por que se preocupar com Bolsonaro é desperdiçar energia em alguém que não vale a pena?

Não perca tempo com Bolsonaro enquanto o Brasil tem pressa

O Blog do Esmael é uma página singular de Curitiba, com projeção nacional, que acompanhou o nascimento, o desenvolvimento e agora testemunha [quiçá] a morte do bolsonarismo. Esse movimento marcou o ressurgimento da extrema direita no Brasil, cujo fenômeno também é sentido em outros quadrantes do planeta.

Apoiadores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva têm racionado com o fígado ao desejar a Bolsonaro prisão, inelegibilidade e proscrição para o ex-presidente pelos supostos crimes – supostos porque todos têm direito à defesa e não condenação transitada em julgado – cometidos nos últimos quatro anos.

Bolsonaro, bolsonarismo e a extrema direita nasceram da costela do ex-juiz Sergio Moro, hoje senador do União Brasil pelo Paraná, que transformou a Lava Jato e parte do judiciário brasileiro – entre 2014 e 2021 – em um aparelho ideológico para impedir o avanço da esquerda e a continuidade do PT no governo. O jogo do lavajatismo/bolsonarismo era [e ainda continua sendo] a sabujice ao tal mercado financeiro, que tem interesses cruzados com a velha mídia corporativa.

O titular desta página assistiu da sua “janela”, na capital paranaense, todos esses personagens nos últimos 9 anos. Não teve um único dia que o Blog do Esmael não denunciou essas patifarias: da prisão ilegal de Lula, fake news, desastre na pandemia de covid, esquemas de corrupção, violência política, motociatas, tentativa de novo golpe de Estado, ao suposto genocídio contra o povo Yanomami.

No entanto, o Blog do Esmael pensa que a prisão de Bolsonaro – e mesmo sua inelegibilidade – seria o mesmo que gastar vela boa com defunto ruim. É desperdiçar energia em alguém que não vale a pena.

Economia

As forças democráticas e populares devem focar seus esforços para que o governo Lula seja de excelência, melhor que os dois anteriores, e cumprir as promessas de campanha que foram vitoriosas nas urnas.

O bolsonarismo e a extrema direita se combate com programas de governo bem definidos, sintonizados com os anseios populares, que restaurem o marco da civilização brasileira e seu papel no mundo.  Bolsonarismo e extrema direita não suportam o povo feliz, o pleno emprego, aumento real no salário, preço do combustível baixo, pobre comendo e viajando de avião, crédito abundante e taxa de juros baixa; retomar a Petrobras, a Eletrobras, o Banco Central e impedir novas privatizações. É sobre isso que devemos nos debruçar após o Carnaval. O resto é só folia.

Portanto, repita isso: se preocupar com Bolsonaro é gastar vela boa com defunto ruim.

LEIA TAMBÉM