PL das Fake News favorece Globo e ameaça democracia, alertam jornalistas da mídia independente

O Projeto de Lei das Fake News, relatado pelo deputado federal Orlando Silva (PCdoB-SP), tem gerado críticas de comunistas, social-democratas e direitistas por favorecer a velha mídia coporativa, como afirma Joaquim de Carvalho do portal Brasil 247. O texto, segundo ele, desequilibra a pluralidade e estabelece a ditadura da opinião única no país.

Representantes da mídia independente alertam Secom (Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República) sobre o projeto, afirmando que ele ameaça a democracia e que a pressão de grandes empresas de comunicação, como a Globo, pode ter interesse em ficar com uma receita maior das plataformas digitais, como Google e YouTube. O projeto pode aumentar o risco de desmonetização dos canais menores, uma vez que basta uma reclamação para que a plataforma seja considerada formalmente notificada quanto a conteúdo potencialmente desinformativo.

Com o projeto, os canais menores teriam o conteúdo retirado das plataformas, enquanto os canais maiores poderiam mantê-lo. Isso prejudica a pluralidade e a democracia, tornando possível a ditadura da opinião única no país. Os jornalistas da mídia independente afirmam que não são contra o combate às fake news, mas ressaltam que o projeto de Orlando Silva também trata de publicidade – um “jaboti” dentro do PL, que favorece a Globo e ataca a democracia.

Os youtubers progressistas alertam para os riscos que o projeto de lei representa para a mídia independente e a pluralidade de opiniões. Por isso, é necessário que haja uma discussão ampla e democrática sobre o assunto. O projeto de lei deve ser avaliado com cuidado para garantir que não prejudique a liberdade de expressão e a democracia no país.

Portanto, o Blog do Esmael se soma à ideia de que o PL das Fake News precisa ser melhor debatido com a sociedade e os atores que serão mortalmente atingidos – se a proposta for aprovada pelo Congresso Nacional.

LEIA TAMBÉM

Economia

Deixe um comentário