O governo federal cancelou o patrocínio do Banco do Brasil à Agrishow (Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação), em Ribeirão Preto, devido à confirmação da presença do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no evento, enquanto a TV Globo continua mantendo patrocínios do governo federal e promete cobertura à participação do extremista no evento do interior paulista.
Segundo o ministro da Secretaria de Comunicação, Paulo Pimenta, o cancelamento do patrocínio ocorreu porque o evento perdeu seu caráter institucional e houve descortesia com o ministro da Agricultura Carlos Fávaro e o Banco do Brasil, que o acompanharia no evento. É tradição que o titular da Agricultura compareça ao primeiro dia do evento, especialmente no início de novos governos.
A Agrishow, que conta com a presença de importantes empresas do agronegócio, esperava a presença do ministro para o anúncio de linhas de crédito para o setor e detalhes da elaboração do Plano Safra 2023/24, que deve ser anunciado em junho. O cancelamento frustra o setor e deixa uma lacuna na programação do evento, segundo a organização.
Enquanto isso, a TV Globo promete cobrir a chegada e a participação de Bolsonaro no evento do agronegócio, mesmo mantendo patrocínios do governo federal. O convite para Bolsonaro visitar Ribeirão Preto partiu do presidente do Sindicato Rural da cidade, Paulo Junqueira.
Embora o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não estivesse agendado para a Agrishow, havia expectativa de que fosse representado pelo vice-presidente do PSB, Geraldo Alckmin, ex-governador paulista e visita habitual ao evento. A ida de Bolsonaro à Agrishow marcará sua primeira viagem ao país após seu retorno. A agenda do ex-presidente ainda não foi divulgada.
A Globo tem sido generosamente agraciada por patrocínios do governo federal, enquanto sites e mídia independente que apoiaram Lula e o PT foram deixados de fora do plano de mídia. A emissora carioca esteve na linha de frente no processo de golpe que derrubou Dilma Rousseff, em 2016, e prendeu ilegalmente Lula por 580 dias em Curitiba.
O que é plano de mídia?
O plano de mídia é um documento que descreve a estratégia de divulgação de uma campanha publicitária, definindo os veículos de comunicação que serão utilizados para atingir o público-alvo de forma eficiente.
O plano de mídia pode incluir informações sobre os meios de comunicação utilizados, como televisão, rádio, internet, mídia impressa, entre outros, além de detalhar o período de veiculação, o orçamento, o alcance e a frequência da campanha em cada veículo escolhido.
O objetivo principal é maximizar o retorno sobre o investimento em publicidade e garantir que a mensagem seja entregue para as pessoas certas, no momento certo e de forma adequada.
O plano de mídia é uma das etapas importantes do processo de criação de uma campanha publicitária.
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Jornalista e Advogado. Desde 2009 é autor do Blog do Esmael.
Uns bundões que deveriam retirar o stande do Banco do Brasil e cortam todo financiamento via BNDES da feira.
Os idealizadores do evento, foram descortês, agora aceitem que dói menos. Vão aprender a ser educados pelo bolso.