Partido Liberal utiliza horário eleitoral do TSE na tentativa de ressuscitar Jair Bolsonaro

O ex-presidente Jair Bolsonaro retorna aos holofotes como a principal estrela. O partido responsável por essa surpreendente escolha é o Partido Liberal (PL), mesmo sabendo que o órgão pode declarar Bolsonaro inelegível por oito anos no horário eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Bolsonaro enfrenta 16 ações no TSE que podem resultar em sua inelegibilidade por durante 8 anos. Essas ações investigam fatos que podem ter desequilibrado a disputa eleitoral de 2022 em favor do ex-presidente, que, mesmo assim, acabou derrotado pelo presidente Lula.

Entre os casos mais graves estão o uso de programas sociais, como o Auxílio Brasil, em favor de Bolsonaro, uma suposta rede de desinformação e ataques ao sistema eleitoral.

Recentemente, a minuta de um decreto sobre a imposição de um estado de defesa – apreendida na casa do ex-ministro da Justiça Anderson Torres – foi incluída como prova em um dos processos, o que torna a situação ainda mais delicada para o ex-presidente Bolsonaro.

Especialistas avaliaram que existem chances consideráveis de o TSE declarar a inelegibilidade de Bolsonaro, o que poderia tirá-lo de eleições por 8 anos. De acordo com os advogados eleitorais, três processos são mais graves: o que apura o uso de programas sociais, o que investiga uma suposta rede de desinformação e o que averigua ataques ao sistema eleitoral.

Dito isso, voltemos ao horário eleitoral do PL.

Economia

Nas propagandas veiculadas em horário nobre, Bolsonaro é apresentado com seu título militar de “capitão”, enquanto o texto apela para a filiação ao partido. O PL está aproveitando três dias consecutivos desta semana [terça, quinta e sábado], com duração de cinco minutos, quatro minutos e meio, e cinco minutos, respectivamente, totalizando 40 inserções, pois o partido possui o direito a 20 minutos.

Conforme as normas, a propaganda partidária deve ser exibida durante o primeiro e o segundo semestre dos anos não eleitorais, e apenas no primeiro semestre dos anos com eleições ordinárias. As inserções são nacionais e gratuitas, transmitidas em rede nacional de rádio e televisão, das 19h30 às 22h30.

O critério para a divisão do tempo entre os partidos é baseado no desempenho de cada legenda em eleições gerais, como as que ocorreram em 2022. Nesse caso, o Partido Liberal conquistou a maior bancada na Câmara dos Deputados, com 99 deputados.

Essa movimentação do PL no horário eleitoral do TSE tem gerado ampla repercussão e surpresa no cenário político. As estratégias políticas adotadas pelo partido merecem uma análise mais detalhada para compreender suas intenções e possíveis impactos nas próximas eleições.

O presidente do PL no Paraná, Fernando Giacobo, disse recentemente ao Blog do Esmael que a legenda pretende lançar candidatos em pelo menos 150 cidades paranaenses. Portanto, em 2024, afirmou o dirigente liberal, haverá candidaturas próprias em Curitiba e Londrina, por exemplo, maiores colégios eleitorais do estado. É nesse contexto que o partido tenta ressuscitar Bolsonaro como garoto-propaganda.

Para ler mais sobre esse assunto, continue acompanhando o Blog do Esmael. A política como ela é em tempo real.

LEIA TAMBÉM

Uma resposta para “Partido Liberal utiliza horário eleitoral do TSE na tentativa de ressuscitar Jair Bolsonaro”

  1. Estão querendo ressuscitar um defunto da política brasileira, mas, este aí, só terá um caminho. A inelegibilidade e se tiver justiça de verdade neste Brasil pela memória das mais de 700 mil vítimas da COVID, que tanto ele desdenhou, é só um presídio, e ficar lá até o fim de sua pena. Mas, se não acontecer pela Lei dos Homens, será pela LEI DIVINA, nisso eu tenho certeza.

Deixe um comentário