Paraná Pesquisas vê protagonismo de “delegadas” nas eleições de Aracaju

Nova pesquisa da Paraná Pesquisas revela tendências eleitorais para as eleições municipais de 2024 no município de Aracaju, capital de Sergipe. O instituto de pesquisa indica um protagonismo de “delegados” com ligação ao bolsonarismo, com destaque para a delegada Danielle, do partido Podemos. Além dela, Delegada Katarina (PSD) também pontua bem no levantamento. Esse fenômeno se repete em outras capitais, conforme sondagens anteriores da Paraná Pesquisas.

Segundo os dados da pesquisa, realizada entre os dias 3 e 7 de junho de 2023, com uma amostra de 657 eleitores, estratificada por gênero, faixa etária, grau de escolaridade, nível econômico e posição geográfica, a delegada Danielle aparece como líder nas intenções de voto na situação estimulada para prefeito(a) de Aracaju, com 32,3% das intenções de voto.

Emília Corrêa, do Patriotas, vem em segundo lugar, com 23,9% das intenções de voto, seguida por Fabiano Oliveira, com 8,7%. Belivaldo Chagas recebeu 8,2% das intenções de voto, enquanto Márcio Macedo obteve 4,6% e Waneska Barboza registrou 0,9%. Os eleitores que afirmaram não saber ou não responderam foram 5,5%, e 16% declararam votar em nenhum candidato ou em branco/nulo.

Os dados por gênero mostram que a delegada Danielle tem maior apoio entre as mulheres, com 35,5% das intenções de voto, enquanto Emília Corrêa lidera entre os homens, com 28,2%.

Analisando por faixa etária, a pesquisa revela que a delegada Danielle é mais popular entre os eleitores mais jovens, com 41% de apoio na faixa etária de 16 a 24 anos. Emília Corrêa tem maior aceitação entre os eleitores de 35 a 44 anos, com 29,1% das intenções de voto.

No que diz respeito ao grau de escolaridade, a delegada Danielle apresenta um desempenho mais equilibrado, com aproximadamente 31,5% das intenções de voto em todos os níveis de ensino, seguida por Emília Corrêa.

Economia

A pesquisa também revela que a delegada Danielle tem maior apoio entre os eleitores economicamente ativos (PEA), com 34,5% das intenções de voto. Já entre os eleitores que não estão na população economicamente ativa (não PEA), Belivaldo Chagas recebe maior apoio, com 27,4%.

É importante ressaltar que a pesquisa apresenta uma margem de erro de aproximadamente 3,9 pontos percentuais para os resultados gerais, com um grau de confiança de 95%.

Além das intenções de voto para prefeito(a), a pesquisa também avaliou a administração federal, estadual e municipal. O presidente Lula obteve uma taxa de aprovação de 58,3%, enquanto o governador Fábio Mitidieri recebeu uma aprovação de 68,3%. O prefeito Edvaldo Nogueira registrou uma aprovação de 66,4% entre os entrevistados.

É fundamental acompanhar pesquisas e eventos futuros para ter uma compreensão mais completa do panorama eleitoral em Aracaju e das possíveis tendências que surgirão até as eleições municipais de 2024. Siga ligado no Blog do Esmael.

Cenário 1: Intenção de voto para Prefeito(a) de Aracaju

Candidato(a)Percentual de Votos
Delegada Danielle32.3%
Emília Corrêa23.9%
Fabiano Oliveira8.7%
Belivaldo Chagas8.2%
Márcio Macedo4.6%
Waneska Barboza0.9%
Não Sabe/ Não Respondeu5.5%
Nenhum/ Branco/ Nulo16.0%

Cenário 2: Intenção de voto para Prefeito(a) de Aracaju

Candidato(a)Percentual de Votos
Delegada Danielle31.2%
Emília Corrêa23.3%
Eliane Aquino12.3%
Fabiano Oliveira8.2%
Nitinho Vitale2.9%
Luiz Roberto2.1%
Não Sabe/ Não Respondeu5.9%
Nenhum/ Branco/ Nulo14.0%

Cenário 3: Intenção de voto para Prefeito(a) de Aracaju

Candidato(a)Percentual de Votos
Delegada Danielle26.3%
Emília Corrêa22.4%
Delegada Katarina13.4%
Rogério Carvalho8.5%
Fabiano Oliveira8.1%
Garibalde Mendonça1.8%
Não Sabe/ Não Respondeu5.6%
Nenhum/ Branco/ Nulo13.9%

Lembrando que essas são as informações referentes à pesquisa realizada pela Paraná Pesquisas no município de Aracaju em junho de 2023.

LEIA TAMBÉM

Deixe um comentário