Nenhum paranaense no ministério de Lula; Requião não foi convidado para a posse do presidente diplomado

Requião não foi convidado para a posse de Lula, mas recebeu um e-mail da assessoria perguntando o nome dele

[Aqui tem uma atualização da matéria às 15h40, de 22/12/22 – Acabou de chegar o convite de Requião para a posse do Lula]

Ainda faltam 13 nomes para serem definidos no ministério do presidente diplomado Luiz Inácio Lula da Silva. No entanto, nenhum dos 22 anunciados até agora é paranaense.

A expectativa inicial era de que a presidente nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann, assumisse de volta a chefia da Casa Civil, mas prevaleceu a compreensão de que ela devesse permancer à frente da legenda ao menos até novembro de 2023 – quando vence o mandato partidário.

Lula estipulou o prazo de até, no máximo, terça-feira (27/12) para concluir o ministério. Ele disse hoje (22/12), quando anunciou 16 novos nomes, que os retardatários serão nominados a quatro mãos com Gleisi.

Há ainda expectativas de que alguns ilustres paranaenses figurem na “repescagem” como Paulo Bernardo (Comunicações), Roberto Requião (indefinido), Juliano Breda (indefinido), dentre outros.

Economia

O Paraná foi peça importante do xadrez político nos últimos 4 anos, pois o estado fora o centro das atenções com a prisão ilegal de Lula; também foi, a partir de Curitiba, onde funcionou a finada Lava Jato e local que pariu personagens de extrema direita como o senador eleito Sergio Moro (União) e o deputado eleito Deltan Dallagnol (PODE).

Requião não foi convidado para a posse de Lula

Questionado pelo Blog do Esmael se iria para a posse de Lula, o ex-governador Roberto Requião disse que “não foi convidado” para a cerimônia no próximo 1º de janeiro de 2023, em Brasília.

No entanto, o Blog do Esmael apurou que a assessoria da futura primeira-dama Janja da Silva enviou um e-mail para Requião.

Preciso do nome e e-mail do senhor e cônjuge para enviar o convite da posse“, diz a mensagem eletrônica enviada ao veterano político.

“A assessoria poderia perguntar [o nome de Requião e da esposa dele] diretamente à própria Janja, ao Lula ou a Gleisi”, disse um petista de quatro estrelas ouvido pelo Blog do Esmael, apontando “falta de respeito” com o ex-governador.

Requião disse que passará o Natal e o Ano Novo no litoral.

LEIA TAMBÉM