A Arteris Litoral Sul, concessionária de pedágio responsável pela BR-101, está trabalhando na limpeza do Morro dos Cavalos, em Palhoça (SC), bloqueado após deslizamento de terra e queda de árvores, na noite de quarta-feira (30/11).
A empresa pedageira disse que não tem previsão para liberação da rodovia.
Segundo a concessionária de pedágio, os pontos afetados são o km 227,6, sentido Porto Alegre, e km 236,1, sentido Curitiba.
Bloqueios na BR-101/SC, sem previsão para liberação:
Sentido Porto Alegre
- km 227,6 (Palhoça) – bloqueio total.
Sentido Curitiba
- km 236,1 (Palhoça) – bloqueio total.
Equipes da concessionária de pedágio informam que seguem atuando no km 232.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF), de Santa Catarina, afirma que o tempo está seco com e sol entre nuvens na região do Morro dos Cavalos, em Palhoça. E que a concessionária de pedágio Arteris está com várias equipes no local realizando a desobstrução e limpeza da BR-101.
Esses trechos interrompidos são artérias de ligação entre os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Equipes começam a retirar terra na pista sul da BR-376 e continuam buscas por vítimas
As equipes do Corpo de Bombeiros e da concessionária de pedágio Arteris Litoral Sul iniciaram na tarde desta quinta-feira (1º/12) a remoção da massa de terra da pista no sentido sul da BR-376, no Litoral do Paraná. Pela manhã, já tinham feito a liberação no sentido norte, o que permitiu um avanço na operação de resgate, que já dura mais de 60 horas.
O boletim enviado às 16h40 pelo gabinete de crise que acompanha o incidente destaca que o volume de terra é bastante elevado na pista sul, o que torna a operação sensível. Com o emprego de guincho e maquinários pesados, foram realizadas intensas buscas na massa terrosa e quase todos os veículos pesados que estavam visíveis no deslizamento de terra foram removidos. Há previsão de chuva para o final da tarde e noite desta quinta.
O Corpo de Bombeiros realizou com sucesso a retirada do segundo óbito do local. Ele já havia sido confirmado anteriormente, mas não havia sido removido. A operação foi maior e mais complexa do que prevista inicialmente, sendo severamente agravada pelas condições atmosféricas instáveis do local do incidente.
A identidade dessa segunda vítima será divulgada somente após a família ser avisada. O corpo foi encaminhado para a Polícia Científica na tarde desta quinta-feira, onde já está sendo periciado. A estimativa de potenciais vítimas continua reduzida em relação à previsão original. As projeções podem ser alteradas à medida que novas informações vão sendo coletadas. São dois óbitos e seis pessoas resgatadas com vida.
LEIA TAMBÉM
- Deslizamentos com mortes e 30 desaparecidos gera polêmica sobre pedágio nas estradas do Paraná
- Ratinho Junior, no Paraná, é uma amostra do que seria Bolsonaro reeleito para o Brasil
- Corpo de Bombeiros: 30 pessoas estão desaparecidas no deslizamento de estrada no Paraná
- Governo do Paraná decreta situação de emergência na região de Curitiba e Litoral; veja as manifestações de solidariedade às vítimas
- Votação no STF favorável à ‘revisão da vida toda’ no INSS; que bicho é esse?