Lula e Fernández se reúnem para discutir ajuda ao país vizinho em meio a crise econômica argentina

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu o presidente da Argentina, Alberto Fernández, em uma reunião que aconteceu no Palácio da Alvorada, residência oficial do presidente, na tarde desta terça-feira (02/05). O encontro teve como principal tema a situação econômica da Argentina, país que enfrenta uma forte crise econômica, com a possibilidade de o Brasil acertar linhas de crédito para exportações brasileiras ao país vizinho.

O Brasil é o terceiro maior parceiro econômico da Argentina e a cooperação entre os dois países é importante para ambos. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, explicou que as linhas de crédito em discussão seriam destinadas a empresas argentinas que compram produtos exportados por companhias brasileiras, com garantias que poderiam ser executadas no caso de não pagamento pelos compradores de produtos brasileiros.

Com a cotação do dólar batendo recordes em comparação ao peso e a inflação chegando a 104% ao ano, a crise econômica que afeta a Argentina reflete diretamente na força política de Fernández, que recentemente anunciou que não irá se candidatar à reeleição.

O encontro entre Lula e Fernández fortalece a aliança política entre os dois líderes, que já se encontraram anteriormente na posse de Lula e quando o ex-presidente estava preso em Curitiba. Em janeiro deste ano, Lula fez sua primeira viagem internacional como novo presidente do Brasil e visitou a Argentina.

LEIA TAMBÉM

Deixe um comentário