Exclusivo: Requião Filho anuncia candidatura ao Senado em eleição suplementar, em caso de cassação de Sergio Moro

Dez em cada nove juristas paranaenses acreditam firmemente que, “se houver justiça”, o ex-juiz e atual senador Sergio Moro (União-PR) será cassado. Caso isso ocorra no âmbito da justiça eleitoral, um pré-candidato já se lançou para a eleição suplementar: o deputado estadual Requião Filho (PT), que anunciou ao Blog do Esmael sua disposição em concorrer ao Congresso Nacional.

Atualmente, há pelo menos duas ações contra Moro. Uma delas é movida pelo PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, que acusa o senador do União Brasil de caixa dois e abuso de poder econômico durante a campanha eleitoral de 2022. A outra ação, que conta com os mesmos argumentos do PL, foi protocolada pela Federação Brasil da Esperança, formada pela junção de PT, PCdoB e PV.

É provável que essas duas ações sejam juntadas nas próximas semanas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR), acelerando o processo de julgamento.

Em 2019, os tribunais superiores (TSE e STF) cassaram a senadora Selma Arruda (PSL-MT), conhecida como a “Moro de Saias”, por diversos crimes, incluindo caixa dois. Ela, assim como Moro, foi responsável pela condenação de políticos no Mato Grosso enquanto era juíza estadual.

Devido à cassação de “Moro de Saias” e à pandemia, os eleitores mato-grossenses voltaram às urnas para escolher suplementarmente um novo senador em novembro de 2020. Carlos Fávaro, do PSD, foi eleito na época e hoje é ministro da Agricultura no governo Lula.

Caso o pedido protocolado pelo PT do Paraná, em conjunto com o PCdoB e o PV, seja acolhido pelo TRE-PR, Sergio Moro poderá ter seu mandato cassado. A solicitação se baseia em irregularidades nas contas de campanha de Moro e alega que ele ignorou as contas ao deixar o Podemos rumo ao União Brasil, já como pré-candidato.

Economia

O PT afirma que Moro passou a custear sua campanha com dinheiro do Podemos e que é acompanhado por um amplo staff de assessores e auxiliares sem informações sobre quem são, quanto recebem ou quem custeia suas despesas. A solicitação inclui a quebra do sigilo das contas do ex-juiz e de seus suplentes.

A ação do PL também acusa o senador Moro de ter praticado caixa dois e abuso de poder econômico na campanha eleitoral de 2022.

LEIA TAMBÉM

Uma resposta para “Exclusivo: Requião Filho anuncia candidatura ao Senado em eleição suplementar, em caso de cassação de Sergio Moro”

Deixe um comentário