O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarcou nesta sexta-feira (21/4) em Lisboa, Portugal, onde participará da cúpula luso-brasileira e assinará acordos em diversas áreas e terá encontros com o presidente e o primeiro-ministro.
Os governos estão retomando a plenária da XIII Cimeira Brasil-Portugal, após um hiato de sete anos.
A viagem faz parte do relançamento das relações diplomáticas do Brasil com seus principais parceiros.
No sábado (22/4) pela manhã, Lula será recebido com honras militares pelo presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa.
Na segunda-feira (24/4), o presidente Lula e o presidente Marcelo Rebelo de Sousa farão a entrega do Prêmio Camões a Chico Buarque, no Palácio Queluz.
Na Cimeira, autoridades dos dois países assinarão acordos bilaterais em diversas áreas, incluindo cooperação entre as agências espaciais do Brasil e de Portugal, entre as agências de cinema dos dois países, da Fundação Oswaldo Cruz com diversos ministérios de Portugal, e para equivalência de estudos nos níveis fundamental e médio, entre outros.
O comércio entre Brasil e Portugal foi de US$ 5,26 bilhões em 2022, um aumento de 50,8% em relação ao ano anterior. Com esses números, o Brasil é o sétimo maior exportador de produtos para Portugal e o segundo maior fora da União Europeia, atrás apenas da China.
LEIA TAMBÉM