Início / copel

“Foi a pedido do sindicato laboral devido a conflito de agenda”, esclarece Regina Cruz

A superintendente Regina Cruz, da Superintendência Regional do Trabalho (SRT), ao Blog do Esmael, esclareceu que “não foi a Copel” que pediu o adiamento da reunião de mediação.

“Foi a pedido do sindicato laboral devido a conflito de agenda”, disse a superintendente do Trabalho.

A reunião de mediação entre Copel e sindicatos que representam os trabalhadores na corporação estava marcada para às 14 horas desta segunda-feira (27/11).

>>Ministério do Trabalho marca nova negociação sobre o PDV da Copel 2023

Regina Cruz confirmou que a nova mesa de negociação será instalada às 14 horas de amanhã, terça-feira (28/11).

O Blog do Esmael havia anotado mais cedo que o adiamento havia solicitado pela Copel, no entanto, a superintendente do Trabalho retificou essa informação: “Foi a pedido do sindicato laboral devido a conflito de agenda”.

A SRT, órgão do Ministério do Trabalho, tenta encontrar uma solução para 1,6 mil trabalhadores da Copel que foram excluídos do PDV (Programa de Demissão Voluntária).

>>A Advocacia-Geral da União defende a inconstitucionalidade da Lei de Privatização da Copel no STF

A empresa havia prometido PDV universal antes da privatização, no entanto, após esse processo homologou apenas 1,4 mil.

Cerca de 3 mil trabalhadores aderiram ao PDV anunciado pela Copel.

Presidente do Senge confirma pedido para adiar mediação

O engenheiro Leandro Grossmann, presidente do Senge-PR (Sindicato dos Engenheiros do Paraná), em mensagem publicada nas redes sociais, confirmou o pedido para adiar a reunião de mediação.

Confira a íntegra:

“Pessoal,

Pedimos à SRT que adiasse por algumas horas a audiência com a Copel em função de outra audiência com o MPT, agendada para o mesmo horário. Trata-se de audiência que fizemos quando da tentativa de suicídio do colega lá do km3.

Ocorre que, ao tentar reagendar pra hoje ainda, a Copel afirmou que não poderia. Acabou sendo reagendada pra amanhã a tarde, 14h.

Bom lembrar também que amanhã cedo há audiência com o MPT, às 9h, pra tratar do PDV. Então amanhã serão 2 audiências.

Aproveito pra informar que a procuradora responsável pela denúncia de tentativa de suicídio manifestou interesse em ouvir empregados que se dispuserem a relatar sobre ambiente de trabalho e forma de tratamento na empresa. Pode ser de qualquer áera ou localidade. Quem se dispuser, favor me contatar, informando nome completo, telefone e e-mail. Os depoimentos serão tomandos sob sigilo.”

Leia também no Blog do Esmael: Vigília Lula Livre acusa Greca de cercear a liberdade de manifestação; Ministério do Trabalho intima Copel a explicar sobre PDV: Impasse pós-privatização gera tensão entre empresa e sindicatos; à‰ guerra. Mirian Gonçalves convoca equipe para enfrentar Fruet em 2016