Entrega de ônibus escolares no Paraná gera polêmica sobre origem e condições dos veículos

Ônibus com pneus rodados e slogan do antigo governo foram entregues hoje pelo governo Ratinho Jr.

O governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), entregou nesta segunda (3/4) uma frota de ônibus escolares para diversas prefeituras do estado. A cerimônia, que aconteceu no Palácio Iguaçu, contou com a ausência de representantes do Ministério da Educação ou do governo federal, algo que não é uma boa para o governo Lula que precisa mostrar serviço à população paranaense.

Os veículos foram adquiridos com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), do governo federal, mas o evento de entrega foi capitaneado apenas pelo Palácio Iguaçu. Essa situação chamou a atenção dos presentes e dos observadores, uma vez que a ausência de representantes do governo federal poderia indicar abandono político e desinteresse pelas demandas do Paraná.

Além disso, uma peculiaridade na apresentação dos ônibus chamou a atenção do informante do Blog do Esmael, conhecido como Garganta Profunda do Palácio Iguaçu. Os veículos apresentavam o slogan do antigo governo Bolsonaro “Pátria Amada Brasil“. Isso gerou questionamentos sobre se os ônibus já estavam em uso e foram apenas trazidos de volta para a cerimônia de entrega oficial. Havia evidências de que os pneus dos veículos estavam desgastados e sujos, o que levantou a suspeita de que eles poderiam ter sido retirados de uso anteriormente.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva já assumiu o “timão” há quase 100 dias, portanto já teria tempo sucificiente para que o MEC e a Casa Civil trocassem o adesivo com o novo slogan do governo federal “Brasil: União e Reconstrução“.

Esse fato levantou diversas perguntas e hipóteses sobre a origem dos veículos e sua real situação. A presença de pneus usados e desgastados levantou suspeitas de que esses veículos não eram novos e poderiam ter sido escondidos ou já estarem em uso há algum tempo. Essa situação é preocupante, uma vez que o transporte escolar é uma das áreas mais críticas da educação pública no país. E não precisa ir muito longe. Recentemente, no município de Campo Largo, região metropolitana de Curitiba, moradores realizaram manifestação reivindicando ônibus escolar para seus filhos. Aqui está o link para um abaixo-assinado da comunidade no começo do mês de março.

Portanto, a entrega dos ônibus escolares no Paraná foi marcada por algumas questões políticas e logísticas, que levantaram dúvidas e incertezas sobre a real situação dos veículos entregues. Espera-se que as autoridades do estado e do governo federal possam esclarecer essas questões e garantir a segurança e a qualidade do transporte escolar para os estudantes do Paraná. Além disso, que o ministro da Casa Civil, Rui Costa, fique atento e não deixe os governos estaduais bolsonaristas passarem politicamente para trás o presidente Lula.

Economia

LEIA TAMBÉM

Deixe um comentário