CPMI do Golpe: pega fogo no depoimento do militar que teve conversas reveladas com Mauro Cid [ao vivo]

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de Janeiro, que investiga os atos ocorridos naquela data, está realizando mais uma audiência pública nesta manhã. O objetivo é ouvir o ex-subchefe do Estado Maior do Exército, Jean Lawand Júnior, que teve suas conversas reveladas com o ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), tenente-coronel Mauro Cid. Abaixo, assista ao vivo.

A oitiva do militar, que ocupou o cargo de subchefe do Estado-Maior do Exército no governo anterior e atualmente é adjunto do adido do Exército junto à Representação Diplomática do Brasil nos Estados Unidos, é considerada fundamental pela relatora da CPMI, senadora Eliziane Gama (PSD-MA).

Os depoimentos já realizados pela CPMI forneceram informações importantes sobre os acontecimentos do dia 8 de janeiro.

Na segunda-feira (26/6), o ex-chefe do Departamento Operacional da Polícia Militar (DOP) do Distrito Federal, Jorge Eduardo Naime, afirmou que a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) havia alertado os órgãos de inteligência sobre possíveis ataques às sedes dos três Poderes no dia 8 de janeiro, às 10 horas. No entanto, segundo Naime, o núcleo de inteligência do DOP não teve acesso a esses alertas.

Na semana passada, a CPMI ouviu o empresário George Washington Sousa, acusado de colocar uma bomba em um caminhão próximo ao Aeroporto JK, em Brasília, em 24 de dezembro do ano passado, além de outros depoentes importantes como o diretor do Departamento de Combate à Corrupção e ao Crime Organizado da Polícia Civil do DF, Leonardo de Castro, e os peritos da Polícia Civil do DF, Renato Carrijo e Valdir Pires Filho.

A CPMI de 8 de Janeiro tem como objetivo investigar os atos ocorridos naquela data e já aprovou a convocação de diversos nomes para prestar depoimentos. Entre eles, estão o ex-ministro da Defesa do governo Bolsonaro, Braga Netto, o ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Augusto Heleno, e o ex-ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, que ocupava a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal no dia 8.

Economia

Acompanhe ao vivo – CPMI

LEIA TAMBÉM

Uma resposta para “CPMI do Golpe: pega fogo no depoimento do militar que teve conversas reveladas com Mauro Cid [ao vivo]”

  1. Estou ouvindo o Twitter – Tv Senado, o depoimento do Coronel e fico pasmo em ouvir que alguns “representantes da democracia, do povo brasileiro” tentam colocar a culpa da tentativa frustrada do Golpe de 08/01/2023 ao Presidente Lula e seu Governo.
    Infelizmente, muitos desmiolados colocaram e apoiaram a ida de pessoas que não representam o povo brasileiro no Congresso, mas, o interesse de alguns que queriam perpetuar sua permanência no Palácio do Planalto, espero que em 2026, este resquício de bolsonarista e moristas sejam execrados da política brasileira. Estes não nos representam e muito menos são patriotas.
    Que todos respondam pelos seus atos antidemocráticos, militares ou não

Deixe um comentário