► Vereadores bolsonaristas querem saber destino de R$ 224 milhões de ajuda do governo federal na pandemia
A Câmara Municipal de Curitiba quer instalar uma CPI para investigar a transparência na utilização do subsídio no transporte público e dos repasses emergenciais do Governo Federal para Curitiba ao sistema de transporte pelo município de Curitiba.
A intenção de investigar subsídios de R$ 624 milhões para o transporte de Curitiba ocorre em um momento que as ruas começam a fervilhar contra novo aumento na tarifa, que saltou de R$ 4,50 para R$ 5,50 – apesar da crise e do ajuda governamental.
A CPI precisa de 13 assinaturas para ser criada, no entanto, os seguintes vereadores foram convidados para subscreverem o documento:
- Flavia Francischini
- Alexandre Leprevost
- Amália Tortato
- Beto Moraes
- Carol Dartora
- Dalton Borba
- Denian Couto
- Eder Borges
- Ezequias Barros
- Herivelto Oliveira
- Hernani
- Indiara Barbosa
- João da 5 Irmãos
- Jornalista Márcio Barros
- Leonidas Dias
- Marcelo Fachinello
- Marcos Vieira
- Maria Leticia
- Mauro Bobato
- Mauro Ignácio
- Noemia Rocha
- Nori Seto
- Oscalino do Povo
- Osias Moraes
- Pastor Marciano Alves
- Pier Petruzziello
- Professora Josete
- Professor Euler
- Renato Freitas
- Sabino Picolo
- Salles do Fazendinha
- Sargento Tania Guerreiro
- Serginho do Posto
- Sidnei Toaldo
- Tico Kuzma
- Tito Zeglin
- Toninho da Farmácia
- Zezinho Sabará
Na justificativa da CPI, os vereadores afirma que o município de Curitiba transferiu para os empresários de ônibus de Curitiba entre 2019 a 2021, mais de 400 milhões de dinheiro público de subsídio sendo que nenhum setor recebeu nem perto destes valores.
Os parlamentares argumentam ainda que o governo federal, somente em 2020, repassou mais de 224 milhões de socorro emergencial devido à queda de arrecadação na pandemia e outras centenas de milhões em 2021.
O Blog do Esmael apurou que, até agora, ao menos dez vereadores já assinaram o requerimento de abertura da CPI [confira os nomes]:
- Flavia Francischini
- Professor Euler
- Dalton Borba
- Denian
- Maria Letícia
- Professora Josete
- Carol Dartora
- Renato Freitas
- Noêmia Rocha
- Marcos Vieira
Os vereadores citam o secretário municipal de Finanças, Cristiano Holtz, que afirmou na Câmara,
semana passada, que Curitiba obteve um superavit primário em 2021- diferença entre as
receitas e as despesas, sem considerar juros e encargos da dívida – de R$ 568,3
milhões.
Os proponentes da CPI do Subsídio estranham que agora, além de todos os subsídios e socorros emergenciais mencionados, a Prefeitura de Curitiba impôs aumento em 22% no valor da tarifa do transporte público se tornando o mais caro entre as capitais do Brasil.
– O transporte público que outrora foi festejado como o melhor do Brasil e exportado para diversas partes do mundo chega hoje ao fundo do poço, terminais e ônibus lotados em horários de pico, problemas técnicos sérios, diversos ônibus operando sem a manutenção necessária mas sempre garantindo lucro para as empresas que operam o sistema – diz a justificativa do pedido de CPI.
Segundo os vereadores, a abertura de Comissão Parlamentar de Inquérito tem o objetivo de investigar os critérios que definem a tarifa técnica utilizada pelo sistema de
transporte municipal e a efetiva destinação dos valores transferidos pelo Município
ao Sistema de Transporte.
Jornalista e Advogado. Desde 2009 é autor do Blog do Esmael.