Convite para Ciro Gomes ser comentarista na bolsonarista Jovem Pan agita as redes sociais

Ciro Gomes recebe convite para programa de extrema direita e pode se aproximar da direita política: o que isso significa para suas ambições presidenciais?

De acordo com informações divulgadas pelo jornalista Ricardo Noblat, no Metrópoles, o ex-candidato a presidente Ciro Gomes (PDT-CE) recebeu um convite para se tornar comentarista ou titular de um programa na Jovem Pan, uma emissora conhecida por seu viés bolsonarista. O convite foi feito em meio a rumores de que Ciro estaria se aproximando da direita política.

Embora ainda não tenha respondido ao convite, Ciro já declarou que apoiaria a decisão do seu partido em apoiar Lula ou Bolsonaro no segundo turno das eleições presidenciais de 2022. O PDT acabou declarando apoio a Lula, o que deixou Ciro em uma posição delicada.

Segundo Noblat, Ciro estaria de olho nas eleições de 2026 e poderia se apresentar como candidato contra o PT, caso a justiça decrete que Bolsonaro é inelegível. O convite da Jovem Pan pode ser uma forma de Ciro se aproximar do eleitorado bolsonarista e se posicionar como um candidato de direita.

Ciro sempre se apresentou como um político de esquerda, mas nos últimos tempos tem feito críticas contundentes ao PT e ao presidente Lula. Em um evento recente, ele chegou a dizer que Lula é “o campeão da corrupção”.

Caso aceite o convite da Jovem Pan, Ciro terá que se alinhar com a linha editorial da emissora, que tem se destacado pelo fundamentalismo de extrema direita, apoio ao bolsonarismo e suas críticas ao PT. Resta saber se o ex-candidato Ciro Gomes estaria disposto a mudar sua postura política e assumir que é de direita. A conferir.

No entanto, o covite da Jovem Pan para o ex-presidenciável agitou as redes sociais nesta segunda-feira (4/3).

Economia

Sobre o desempenho de Ciro Gomes nas eleições 2022

Ciro Gomes, candidato do PDT, obteve seu pior resultado em uma campanha presidencial em 2022, ficando em quarto lugar com 3,04% dos votos, atrás de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Jair Bolsonaro (PL) e Simone Tebet (MDB), que, no primeiro turno, de 4,16%.

O desempenho de Ciro contrasta com seu melhor resultado na campanha presidencial de 2018, onde obteve 12,47% dos votos.

O pedetista disputou as eleições presidenciais quatro vezes no total, e seu segundo melhor resultado foi em 2002, quando obteve 11,97% dos votos.

No segundo turno da eleição de 2022, Ciro seguiu seu partido no apoio a Lula.

LEIA TAMBÉM

2 Respostas para “Convite para Ciro Gomes ser comentarista na bolsonarista Jovem Pan agita as redes sociais”

  1. O programa econômico e práticas de governo do ex-Governador e ex-Ministro Ciro Gomes estão MUITO à ESQUERDA do programa e práticas de governo do PT. Constatar que o PT e Lula se deixaram corromper não tem relação alguma com ser de “direita”. Inclusive, Bolsonaro foi legado do PT, fruto da revolta popular parida com o mensalão, o petrolão e o debacle econômico da Dilma, grandes ataques desferidos contra nossa democracia. Como sempre disse o Ciro Gomes, Bolsonaro é “muito pior” por ser antidemocrático, mas na questão moral, Lula e Bolsonaro estão no mesmo campo, que não tem a ver com “direita” ou “esquerda”, e de onde bem distante de ambos a “ficha corrida” do Ciro o situa.

Deixe um comentário