Camilo Santana, da Educação, enfrenta protesto em Curitiba

Foi preciso chamar o batalhão de choque da PM.

Manifestantes tomaram o entorno do Palácio Iguaçu, em protesto contra o ministro da Educação, Camilo Santana, que visita Curitiba nesta quarta (20/3).

O titular do MEC enfrenta uma greve dos servidores técnicos das instituições de ensino superior.

A manifestação é organizada pelos trabalhadores da icônica Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Eles reivindicam reajuste salarial e reestruturação do plano de carreira, além de outras pautas da categoria.

Os grevistas são os responsáveis pelas funções de administração, atendimento hospitalar, laboratórios, redes e diversas outras atividades da rotina das universidades federais no país.

Economia

Camilo Santana está na capital paranaense para a formalização da adesão do Governo Paraná ao programa Pé-de-Meia, do Ministério da Educação.

No entanto, a visita do ministro causou localmente ruídos no Partido dos Trabalhadores.

O Blog do Esmael apurou que o ministro não combinou com os correligonários do estado a vinda para Curitiba, nem o local do evento.

Parlamentares petistas, que são oposição ao governo Ratinho Junior (PSD), não frequentam o Palácio Iguaçu, ambiente escolhido para a cerimônia.

Ratinho Junior também não desfruta de prestígio junto aos educadores, que o acusam de fechar escolas e arrochar salários.

O governador paranaense tem pés de barros, embora sua popularidade tenha crescido como “bola de neve”, vulneável ao sol de verão, como explicou o veterano jornalista Valdir Cruz.

A maioria dos líderes do PT paranaense alegou que está acompanhando a agenda do vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB), para se ausentar do encontro com Ratinho Junior.

Por outro lado, Alckmin participou de uma agenda positiva da Itaipu Binacional, que distribuiu R$ 2,3 bilhões para 500 municípios da Região Sul do País.

Governador Ratinho Junior e o ministro da Educação, Camilo Santana: 'Na Toca do Rato, não!', dizem petistas do Paraná.
Governador Ratinho Junior e o ministro da Educação, Camilo Santana: ‘Na Toca do Rato, não!’, dizem petistas do Paraná.

LEIA TAMBÉM

Deixe um comentário