Ao vivo: diplomação do presidente da República eleito Lula; acompanhe pelo Blog do Esmael

Cerimônia que formaliza escolha do novo presidente da República pelos eleitores brasileiros começará às 14h, no Plenário do TSE, com transmissão ao vivo no Blog do Esmael. [Abaixo, veja como será a solenidade.]

A cerimônia de diplomação dos eleitos para a Presidência da República nas Eleições 2022 ocorrerá às 14h desta segunda-feira, 12 de dezembro, no plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O Blog do Esmael vai transmitir a sessão ao vivo para o Brasil e o mundo.

Na solenidade, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Geraldo Alckmin (PSB) receberão os diplomas que os habilitam a tomar posse nos cargos de presidente e vice-presidente perante o Congresso Nacional.

A diplomação é uma cerimônia organizada pela Justiça Eleitoral para formalizar a escolha da pessoa eleita pela maioria das brasileiras e dos brasileiros nas urnas eletrônicas.

Durante o evento, que marca o fim do processo eleitoral, serão entregues a Lula e a Alckmin os respectivos diplomas assinados pelo presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes – também chamado de “Xandão” pelas redes sociais.

A entrega dos documentos acontece após o término do pleito, a apuração dos votos e o vencimento dos prazos de questionamento e de processamento do resultado da votação.

Economia

Toda a cerimônia seguirá as recomendações exigidas pelas autoridades sanitárias para garantir a segurança dos 280 participantes.

Acione o lembrete para assistir:

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Geraldo Alckmin (PSB) receberão os diplomas do TSE

Como será a solenidade no TSE

De acordo com o TSE, a solenidade se dará da seguinte forma:

  • Presidente do TSE, Alexandre de Moraes, abre a sessão;
  • Hino nacional é executado;
  • Presidente e vice eleitos Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Geraldo Alckmin (PSB) recebem diplomas;
  • Presidente diplomado discursa;
  • Presidente do TSE discursa.

LEIA TAMBÉM