Lula anuncia os primeiros nomes para o ministério e membros das Forças Armadas; confira Blog do Esmael

Relações Exteriores: Mauro Vieira; Justiça: Flávio Dino; Fazenda: Fernando Haddad; Defesa: José Múcio; e Casa Civil: Rui Costa

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), desde o CCBB, em Brasília, anunciou os primeiros nomes para o ministério de 2023.

Lula abriu a entrevista coletiva dizendo que o governo cessante se baseou em fanfarrices e não governou de verdade.

Ele está acompanhado da presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann; Flávio Dino; e Geraldo Alckmin.

Confira os nomes anunciados por Lula:

  • Ministério das Relações Exteriores: Mauro Vieira, foi embaixador na Argentina e Estados Unidos, chanceler do governo federal em 2015. É embaixador na Croácia.
  • Minstério da Justiça: Flávio Dino (PSB), foi governador do Maranhão, juiz federal, presidente da Embratur, professor da UFMA e nas últimas eleições foi eleito senador pelo povo do Maranhão.
  • Ministério da Fazenda: Fernando Haddad (PT), ex-ministro da Educação, ex-prefeito de São Paulo.
  • Ministério da Defesa: José Múcio Monteiro, ex-ministro do TCU e ex-ministro das Relações Institucionais.
  • Casa Civil: Rui Costa (PT), ex-governador da Bahia.

Demais cargos estratégicos na transição do governo Lula

  • Diretor-geral da Polícia Federal: Andrei Rodrigues 

Comandantes das Forças Armadas

  • Exército: general Júlio Cesar de Arruda;
  • Marinha: almirante Marcos Sampaio Olsen;
  • Aeronáutica: brigadeiro Marcelo Kanitz Damasceno; e
  • Estado-Maior das Forças Armadas: almirante Renato Rodrigues de Aguiar Freire.

O presidente eleito fez uma relação da equipe anunciada com o futebol: “Estamos trabalhando pela reconstrução do Brasil! Primeiros ministros do novo governo do Brasil escalados!”

Lula disse que ao final da transição, com a maior seriedade, seu governo irá mostrar para a sociedade brasileira tudo o que foi encontrado. “Queremos que o povo saiba como está a situação da saúde, da educação, da ciência e tecnologia, a situação dos aposentados.”

Economia

“Penso que fizemos a transição mais democrática da história. Me impressionou a quantidade de voluntários e voluntárias que tivemos. Tomei a decisão de apresentar alguns ministros hoje, algumas pessoas precisam começar a trabalhar para montar o governo”, declarou.

Lula agradeceu aos senadores que votaram na PEC, que não são do governo. Segundo ele, é uma PEC para colocar no orçamento aquilo que o atual governo deveria ter colocado. “E voltaremos com o Bolsa Família de R$ 600”, completou.

O presidente eleito ainda comentou pesquisas que apontam alto índice de apoio à transição do governo.

“Espero que a gente possa recuperar o sonho da sociedade brasileira. 93% do povo quer que o governo dê certo. 100% de mim acredita nisso, porque o país precisa. O Brasil precisa de mais democracia, saúde, educação. É esse país que vai nascer a partir do dia 1° de janeiro”, afirmou.

Por fim, Luiz Inácio Lula da Silva disse que quando se monta um governo, se olha o conjunto da sociedade brasileira. “Os companheiros que foram anunciados hoje são pessoas que estão aptas para exercer a função”, garantiu. “Teremos outros ministérios, com mulheres, negros e negras, indígenas. Teremos um governo com a cara do Brasil”, prometeu.

Assista ao anúncio pelo presidente Lula:

LEIA TAMBÉM