Banco Central sabotou governo Lula, que não tem as rédeas da economia

O governo do presidente Lula foi sabotado pelo Banco Central. A imagem que ficou do episódio da manutenção da taxa de juros a 13,75% ao ano foi de que o petista não tem as rédeas da economia. Que Fernando Haddad é um ministro proforma, Rei da Inglaterra, enquanto o sistema financeiro, a Avenida Faria Lima, é quem manda de fato.

O presidente Lula, do Rio, se manifestou hoje (23/3) sobre a manutenção da taxa de juros pelo Banco Central. Ele socializou o desgaste com o Congresso Nacional.

“Quem tem que cuidar do Campos Neto é o Senado que o indiciou. Ele não foi eleito pelo povo, ele não foi indicado pelo presidente, ele foi indicado pelo Senado. Quando eu tinha o [Henrique] Meirelles [presidente do BC entre 2003 e 2011, nos dois primeiros mandatos de Lula], que era indicado meu, eu conversava com o Meirelles. Mas, agora, se esse cidadão quiser, não precisa conversar comigo. Ele só tem que cumprir a lei que estabeleceu autonomia do Banco Central”, afirmou Lula sobre Campos Neto.

No PT, circula a tese de que o Senado precisa demitir Campos Neto por descumprimento da lei que instituiu o Banco Central independente. No entanto, essa ideia só prospera quando Lula convocar a rede nacional de rádio e televisão para explicar ao povo o que está acontecendo.

Segundo o partido e Lula, a lei do BC independente prevê A que é papel da instituição cuidar da inflação, mas também do crescimento e do emprego. Portanto, Campos Neto estaria agindo fora da lei a manter os juros em 13,75% e ainda ameaçar subir ainda a taxa.

“Quem tem que cuidar das coisas, cuide e cada um faz a crítica que quiser. Digo todo dia que não há explicação para nenhum ser humano do planeta Terra, a taxa de juros no Brasil estar 13,75%. Não existe explicação! Não posso ficar discutindo cada relatório do Copom. Eles fazem o que eles estão fazendo e a história julgará cada um de nós”, cobrou Lula.

Economia

Por enquanto, está prevalecendo a narrativa da velha mídia corporativa que tem interesse cruzado com bancos e especuladores. Ou seja, que os juros altos é um mal necessário para conter a inflação e o consumo [sic]. O papo [furado] da emissora de que ninguém ganha com taxa alta de juros é conversa para boi dormir. Ganha, sim, os banqueiros e os especuladores que detêm títulos da dívida interna. Eles abocanham mais da metade do orçamento da União. É isso que está em disputa.

Lula intensificou sua cruzada contra a taxa de juros na terça (21/3) em entrevista ao portal Brasil 247:  “A primeira coisa que eu acho absurda, de verdade, é a taxa de juros estar a 13,75%, em um momento em que a gente tem os juros mais altos do mundo, em um momento em que não existe uma crise de demanda, não existe excesso de demanda. Ou seja, nós ainda temos 33 milhões de pessoas passando fome, nós temos desemprego crescendo, a massa salarial caindo… Então, não há nenhuma razão, nenhuma explicação, nenhuma lógica”.

O Blog do Esmael se solidariza com Haddad e Lula, contra o assalto promovido pelos banqueiros – que transformaram o BC em sua longa manus.

LEIA TAMBÉM

Uma resposta para “Banco Central sabotou governo Lula, que não tem as rédeas da economia”

  1. Devemos ser racionais e honestos intelectualmente, ao fazer críticas ao Presidente Lula, ao governo e aos que ele nomeou como auxiliares, pois é fácil perceber que o golpe não foi desfeito, que o Presidente Operário está no cabresto, que as oligarquias transnacionais e tupiniquins, a finança transnacional e o Deep State estão no poder de fato, usando as corjas militares golpistas, vira-latas, entreguistas, corruptas até a medula, torturadoras e assassinas como operadoras locais desse golpe.

Deixe um comentário