Ataque ucraniano com bombas de fragmentação mata repórter, dizem agências de notícias

Agências de notícias internacional reportam neste sábado (22/7) um ataque ocorrido na região de Zaporozhye, na Ucrânia, onde quatro repórteres dos jornais Izvestiya e RIA Novosti foram feridos em um ataque ucraniano com munições cluster [fragmentação].

O repórter da RIA Novosti, Rostislav Zhuravlyov, perdeu a vida durante a evacuação.

Esse trágico evento destaca a importância de entender os perigos enfrentados por jornalistas em zonas de conflito e a necessidade de maior proteção para os profissionais da mídia que buscam informar o mundo sobre acontecimentos em áreas de guerra.

No dia de hoje, por volta das 12h, as forças da Ucrânia realizaram um ataque de artilharia direcionado a um grupo de repórteres do Izvestiya e da RIA Novosti, que estavam se preparando para relatar os bombardeios com bombas de fragmentação nas regiões de Zaporozhye.

Esse tipo de munição é conhecido por espalhar pequenas bombas em uma área ampla, causando danos indiscriminados e representando um grande risco para civis e profissionais da mídia que estão cobrindo conflitos.

O Ministério da Defesa da Rússia confirmou que o ataque com munições cluster feriu gravemente quatro repórteres.

Economia

“O estado de outros repórteres é médio, estável. Suas vidas não correm perigo. Eles estão recebendo toda a assistência médica necessária”, acrescentou o Ministério.

Rostislav Zhuravlyov, repórter da RIA Novosti, não resistiu aos ferimentos e veio a falecer durante a evacuação, confirmou o Ministério da Defesa da Rússia, segundo relato da agência de notícias TASS.

Ataque a jornalistas não foi acidental, diz porta-voz

A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, afirmou que tudo indica que o ataque a jornalistas não foi acidental.

“Tudo indica que o ataque ao grupo jornalístico não foi feito por acaso”, disse ela.

A diplomata enfatizou que os jornalistas estavam coletando material para uma reportagem sobre o bombardeio de áreas povoadas pelas Forças Armadas da Ucrânia com munições cluster proibidas em muitos países do mundo.

O Ministério da Defesa da Rússia esclareceu anteriormente que o jornalista Rostislav Zhuravlev morreu como resultado da explosão de uma submunição cluster.

A editora-chefe da RT e MIA Rossiya Segodnya, Margarita  Simonyan, expressou suas condolências pela morte do correspondente de guerra da RIA Novosti.

LEIA TAMBÉM

Uma resposta para “Ataque ucraniano com bombas de fragmentação mata repórter, dizem agências de notícias”

Deixe um comentário