Arilson Chiorato: Propaganda, a maior política do Governo do Paraná

Por Arilson Chiorato*

Desde o início do Governo Ratinho Junior, em 2019, estou chamando atenção para o quanto ele é eficiente em propaganda, em marketing. Inclusive já era de se esperar, filho de um dos maiores comunicadores do país, também trabalhou na área de comunicação. Sem dúvidas, a publicidade é a política de maior efetividade, estruturação e interesse do Governo.

Nos últimos dias, temos visto na televisão um vídeo de propaganda institucional do Governo do Estado sobre o pedágio que não informa verdadeiramente os paranaenses. No vídeo, que busca, passar uma boa imagem sobre a condução do processo do novo pedágio do Paraná, não fala por exemplo que a proposta do Governo é acrescentar mais 15 praças de pedágio nas rodovias do estado.

Faltam informações para que as pessoas saibam realmente o que está em jogo pelos próximos 30 anos de suas vidas, que vai pautar inclusive as próximas gerações. Mas, a propaganda é assim mesmo, só aborda o que é interessante para o contratante, o problema é que quem paga essa propaganda que não expõe a realidade é o povo paranaense.

Leia também

Aparentemente, o novo pedágio proposto pelo Governo parece ser positivo, da forma como é apresentado as pessoas naturalmente acreditam que é uma boa proposta. Porém, não evidencia que o novo contrato, se aprovado, será vigente pelos próximos 30 anos, nem mesmo que tem um degrau tarifário que fará as tarifas aumentarem e muito menos que a taxa de retorno para as concessionárias é o maior de todos os contratos fechados pelo Governo Federal nos últimos anos.

Economia

Ou seja, a propaganda diz o que o anunciante quer dizer. E é isso que se tornou o Governo do Paraná, um Governo de propaganda, que busca poluir o entendimento das pessoas. Será que os paranaenses gostariam da propaganda se ela retratasse a realidade? Será que as pessoas não estariam protestando contra esta proposta?

Do muito que tenho andando pelo estado, principalmente nas Audiências pra falar e dialogar sobre o Pedágio, acredito que a maioria da população paranaense não estaria de acordo com o projeto apresentado. Mas, o Governo gasta milhões para omitir ostensivamente as informações que a população tem o direito de conhecer.

*Arilson Chiorato é Deputado Estadual, Presidente do PT – Paraná e Mestre em Gestão Urbana pela PUC-PR.