A visita de Lula aos EUA causa calafrios em Bolsonaro; saiba por quê

Lula desembarcou nesta quinta (09/02) em Washington (DC) para uma curta visita de um dia. O objetivo principal é um encontro com o presidente americano, Joe Biden, na Casa Branca, que será o primeiro contato entre os dois desde a posse de Lula.

Lula está acompanhado de quatro ministros e da primeira-dama, Janja da Silva. Ele irá diretamente da Base Saint Andrews para a Blair House, uma residência oficial do governo dos Estados Unidos, onde receberá os convidados mais importantes do presidente americano.

O quarteirão da Blair House foi isolado pela polícia americana, como é comum para chefes de Estado, mas também para impedir possíveis ataques de bolsonaristas a Lula. O encontro entre Lula e Biden está previsto para as 15h30 do horário de Washington (17h30 no horário de Brasília).

Biden estará acompanhado por vários ministros e assessores, enquanto Janja irá ter um encontro privado com a primeira-dama americana, Jill Biden. Não está previsto, por enquanto, que Janja participe da reunião de Lula com Biden.

Embora ele não seja pauta, o encontro entre Biden e Lula causa calafrios no ex-presidente Jair Bolsonaro e alguns foragidos da justiça brasileira. Bolsonaro tem repetido a aliados que teme ser preso pelo ministro do STF Alexandre de Moraes.

Bolsonaro fugiu para os EUA no dia 30 de dezembro e não voltou mais.

Economia

Lula pisa na Casa Branca pela 5ª vez

Lula vai visitar a Casa Branca pela quinta vez na sexta-feira, onde se reunirá com o presidente dos EUA, Joe Biden. Durante seus dois mandatos anteriores como presidente, Lula já foi recebido na Casa Branca por George W. Bush e Barack Obama.

A primeira visita de Lula à Casa Branca ocorreu em 2002, ainda no início de seu mandato presidencial. Na ocasião, Bush elogiou a liderança progressista de Lula. Em 2007, Lula também esteve com Bush em Camp David. Em 2008, Lula cobrou os EUA sobre a crise financeira da época, ao ser recebido por Bush na Casa Branca. Finalmente, em 2009, Lula visitou Obama na Casa Branca, que se mostrou um grande admirador da liderança progressista de Lula.

A viagem desta quinta-feira será principalmente política e Lula chegou às 16h10, horário de Brasília. Ele e Biden não devem ter nenhuma agenda para esta noite e deverão seguir para a Blair House, residência do governo americano para convidados da Casa Branca.

LEIA TAMBÉM