A presidenta nacional do Partido dos Trabalhadores, deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), abençoou esta semana a chegada da franquia “Frente Ampla” ao município de Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais do Paraná.
Gleisi recebeu em seu gabinete, em Brasília, o ex-prefeito Jocelito Canto, a vereadora Joce Canto e a deputada estadual Mabel Canto, todos eles do PSDB.
A Frente Ampla é um consórcio de federações e partidos que sustentam o governo do presidente Lula (PT) no Congresso Nacional.
Os petistas decidiram recentemente que irão reproduzir esse experimento nas eleições 2024 e nos eventuais muncípios que vencerem no ano que vem.
Em Curitiba, por exemplo, embora haja contestações, a tendência é que a Frente Ampla marche com o ex-presidente e deputado Luciano Ducci (PSB).
A franquia “Frente Ampla” na capital paranaense pretende reunir, além dos partidos da Federação Brasil Esperança (PT, PCdoB e PV), o PSB, PDT, PSOL e Rede.
No caso de Ponta Grossa, município a 100 km de Curitiba, a Frente Ampla tende a enfrentar a atual prefeita Elizabeth Schmidt (PSD), que tentará a reeleição.
A aproximação da família Canto com a Frente Ampla, isto é, com os partidos de oposição à prefeita, se deu porque o deputado federal Aliel Machado (PV) não tem mostrado entusiasmo para concorrer às eleições de 2024.
Segundo pesquisas lidas pelo Blog do Esmael, hoje, uma candidatura de Aliel Machado teria o potencial de chegar ao segundo turno nas eleições pontagrossenses.
O município de Ponta Grossa tem 355 mil habitantes.
É o quarto mais populoso do Paraná e o nono do Sul do país.
Tem a sétima maior arrecadação do estado.
Ponta Grossa é conhecida como Princesa dos Campos e Capital Cívica do Paraná, além de receber o título de Capital Paranaense da Cerveja.
O município e a região dos Campos Gerais têm forte presença do agronegócio, no entanto, Ponta Grossa também já foi governada pelo Partido dos Trabalhadores (PT).
LEIA TAMBÉM