O xadrez político no município de Ponta Grossa, Campos Gerais, promete ser um dos mais intrincados das eleições 2024 no Paraná, segundo pesquisa divulgada nesta segunda-feira (11/9) pelo instituto Radar Inteligência.
De acordo com o levantamento realizado entre os dias 30 de agosto e 5 de setembro, a deputada estadual Mabel Canto (PSDB) teria 51,1% em um dos cenários mais críveis.
A filha do apresentador de TV e radialista Jocelito Canto (PSDB), ex-prefeito da cidade, venceria no primeiro turno se as eleições municipais fossem hoje.
No entanto, a Radar Inteligência não mediu o potencial de votos do deputado federal Aliel Machado (PV) nos cenários estimulados [se o fez, escondeu do distinto público…].
Recentemente, ao Blog do Esmael, o parlamentar do PV disse que a pedido do presidente Lula iria concorrer à Prefeitura de Ponta Grossa nas eleições do ano que vem.
Nas projeções da Radar, pesquisa comprada pelo ex-deputado Plauto Miró (União), sem Aliel Machado, a disputa será resolvida “de primeira” dentro da margem de erro de 4 pontos na sondagem.
Em um eventual segundo turno entre Mabel Canto e a atual prefeita Elizabeth Schmidt (PSD), a vantagem da deputada tucana ainda seria maior: 59% dos votos, contra 20%.
[Clique aqui para ler a íntegra da pesquisa em PG.]
Sobre o município de Ponta Grossa
O município de Ponta Grossa, a 110 km de Curitiba, nos Campos Gerais, tem 355 mil habitantes.
É o quarto mais populoso do Paraná e o nono do Sul do país.
Tem a sétima maior arrecadação do estado.
Ponta Grossa é conhecida como Princesa dos Campos e Capital Cívica do Paraná, além de receber o título de Capital Paranaense da Cerveja.
O município e a região dos Campos Gerais têm forte presença do agronegócio, no entanto, Ponta Grossa também já foi governada pelo Partido dos Trabalhadores (PT).
LEIA TAMBÉM
terra
Nem Mabel, muito menos Aliel! Se o Lula quer Aliel, que leve pra ele. Aqui nós somos raiz: PT de cabo a rabo!
error