A “arma secreta” do PT e da Federação para disputar a Prefeitura de Ponta Grossa em 2024

Recentemente, em Curitiba, a direção da Federação Brasil Esperança, seção Paraná, debateu a tática para as eleições 2024 e definiu que necessariamente terá candidatos próprios nas principais cidades do estado.

Além do PT, PCdoB e PV, o encontro também agrupou o PSB e o PDT no esforço que visa organizar chapas de vereador e prefeito nos 399 municípios do Paraná.

Os dirigentes estaduais Elton Barz (PCdoB), Arilson Chiorato (PT) e Raphael Rolim de Moura (PV) firmaram o compromisso pelo protagonismo eleitoral no ano que vem principalmente nos 23 maiores municípios paranaenses.

Os aliados Luciano Ducci (PSB) e Goura (PDT) também subscreveram esse pacto pela busca da unidade e de uma frente ampla.

Eleição em PG e a arma secreta da Federação

A Federação afirma que o nome do deputado federal Aliel Machado (PV) tem prevalência na corrida pelo executivo municipal em Ponta Grossa.

No entanto, caso Aliel tenha outro entendimento, o Partido dos Trabalhadores (PT) filiou na cidade de Ponta Grossa o co-vereador Guilherme Mazer, conhecido como Guigue, que militou 12 anos no PSOL.

Economia

Há um mês, ao Blog do Esmael, o parlamentar do PV disse que sua intenção era concorrer à Prefeitura em 2024.

Elton Barz, que também é vice da Federação, confirma a prioridade de Aliel Machado à Prefeitura de PG, no entanto, ele aponta Mazer como uma alternativa política dos partidos da base do presidente Lula.

Guingue anunciou a desvinculação do mandato coletivo do PSOL, antes de se tornar a “arma secreta” do PT e da Federação para as eleições 2024 em PG.

“Encerro aqui um ciclo de 12 anos de muita luta e aprendizado no PSOL e começo uma nova caminhada no Partido dos Trabalhadores. Vou trabalhar para ajudar o governo do nosso presidente Lula e para construir, com muito diálogo, um campo progressista mais forte e mais unido em PG”, disse ele.

“No PSOL, sempre me dediquei ao fortalecimento do partido. Um sonho coletivo que nasceu no Movimento Estudantil, se fortaleceu nas lutas populares e chegou até à Câmara de Vereadores quando elegemos o primeiro mandato do partido no estado”, continuou.

“Peço a compreensão de todos vocês, vou me desvincular formalmente do Mandato Coletivo. Em comum acordo com a Josi, o Stefaniak e a Ana, além das funções que assumirei junto ao PT, seguirei contribuindo com o trabalho do Mandato até o final da legislatura. A nossa luta continua”, anunciou o novo petista.

“Por fim, quero agradecer, especialmente, o acolhimento da militância petista de Ponta Grossa e a confiança da Presidenta Municipal, ex-Dep. Federal Selma Schons, do Presidente Estadual Dep. Arilson Chiorato e da nossa Presidenta Nacional Gleisi Hoffmann. Vamos juntos!”, declarou no Twitter o pré-candidato à Prefeitura de Ponta Grossa.

Sobre o município de Ponta Grossa

O município de Ponta Grossa, a 110 km de Curitiba, nos Campos Gerais, tem 355 mil habitantes.

É o quarto mais populoso do Paraná e o nono do Sul do país.

Tem a sétima maior arrecadação do estado.

Ponta Grossa é conhecida como Princesa dos Campos e Capital Cívica do Paraná, além de receber o título de Capital Paranaense da Cerveja.

O município e a região dos Campos Gerais têm forte presença do agronegócio, no entanto, Ponta Grossa também já foi governada pelo Partido dos Trabalhadores (PT).

LEIA TAMBÉM

Deixe um comentário