Richa enfrentará greve geral de servidores a partir de 17 de outubro

app_greveO governador Beto Richa (PSDB) enfrentará uma nova greve unificada dos cerca de 200 mil servidores públicos do estado a partir do próximo dia 17 de outubro. Desses, 100 mil são trabalhadores da educação.

A APP-Sindicato, que representa os educadores, está reunida na manhã desta quinta (6) para organizar o movimento paredista.

Os servidores vão parar contra o anúncio do novo calote que levarão do tucano. Richa quer revogar a lei 18.493/2015, acordada entre ele e os sindicatos em 2015, que estipulou a data-base em 1º de janeiro de 2017, com reposição da inflação de 2016, e pôs fim à greve de 40 dias na educação.

Agora, as pautas das categorias se unificaram outra vez.

“O governo Beto Richa depois de saquear a previdência dos servidores, bater em professor no dia 29 de abril de 2015 e retirar quase 25% das verbas de custeio das Universidades, agora quer fazer com que os servidores trabalhem sem a reposição da inflação, é uma afronta” resume o professor Luiz Fernando Reis, presidente da ADUNIOESTE, sindicato de docentes da UNIOESTE.

Os professores das universidades já definiram paralisar na semana que vem. Os docentes das universidades Unioeste, Unicentro, Unespar, UEPG e UEM realizam assembleias entre hoje e amanhã em todas as unidades para bater o martelo, mas, possivelmente o movimento também será deflagrado no dia 17.

81 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Para melhora o Brasil é simples, cadeia para presidentes corruptos, Governadores, deputados, vereadores, se isso existisse no Brasil, não estaríamos passando por isso.

  2. Falam tanto do PT, no entanto depois que tiraram o PT do poder e colocaram o PMDB as coisas só pioraram.Quem deveria governar? O PSDB? Claro temos exemplo de competencia no Parana.

  3. Quem mandou os professores apoiarem e votarem no Beto na primeira eleição em troca de promessas salariais exclusivamente para a classe.

    É o que dá votar única e exclusivamente por interesses próprios e não pelo bem estar do estado como um todo.

    Ou acham que o povo esqueceu?

  4. se os professores facilitarem eles pimba de novo nos professores, então vamos pensar duas vezes e os pobres tambem voltarem para essa turma beto rafael etc….

  5. A pauta aqui é a greve, não vamos desviar do assunto como os Trolls da Tenda Digital vem aqui fazer, o governo se comprometeu e assumiu a responsabilidade do ajuste, teve todo o tempo do mundo para isso, massacrou os professores e agora tripudia emcima dos seus salários, falta caráter e vergonha na cara para este governo a greve tem razão e total apoio de todos!

  6. Não vale a pena discutir com pessoas que não querem conhecer a verdadeira história do Brasil, é mais fácil por a culpa no PT.

  7. E assustador o que ainda defendem a sacanagem do PT, seria os comissionados do PT, eram tantos assim ?

  8. Essa gente deve ser paga para defender, mas se não forem, são antas mesmo. Pior ainda. Rs.

  9. Como diria o pai da Maria Ilusória: “Brasileiro inventa doença.” É porque ele pode folgar a torto e à direita.

  10. Ninguém fiscaliza nada?
    É brincadeira, né? Servidor concursado e doente e com atestado médico é assediado; os folgados comissionados só de folga.Servidor não tem direito a doença. Vocês são ridículos.

  11. Divulgar os salários dos servidores?
    Já são divulgados, e por aí vcs podem ver..as injustiças e incoerências!!!

    O ensino básico, tem um salário bem inferior, comparado com os docentes do ensino superior, que não tem uma carga horária a cumpri com rigor.

    tenho um sobrinho que comentou sobre alteração de aulas da disciplinada toda, que foi dada de forma compacta, sendo que no horário acadêmico estava no decorrer do ano.

    Ninguém fiscaliza nada, e os salários são muito acima de qualquer classe trabalhadora do estado que cumpre rigorosamente 8 horas diárias, dão uma aula, aqui, outra la´…….e o salário lá em cima!

  12. Que bom! vamos parar sim pois,

    Não dá para sobreviver sem reajustes, e qdo tiver mudanças na nossa instituição, eleições de reitor, vou pendurar num CCs, como muitos, que ganham super bem, não tem controle de frequência, levam conjugue, filhos, sogras e outro no medico, e e nunca, nunca, e nunca trazem atestados,
    Tiram os famosos abonos de gaveta, nesse país, é asssim que é o certo, por que:

    TRABALHAR DE FORMA CORRETA,
    CUMPRIR A CARGA HORÁRIO DE 40 HORAS SEMANAIS, COM CONTROLE DE FREQUÊNCIA , NO EXERCÍCIO DA FUNÇÃO, CONFORME CONCURSO PUBLICO NÃO TEM VALOR NÃO!!

    NAS IEES TEM SETORES QUE 60% GANHAM GRATIFICAÇÕES, VOU NESSA TAMBÉM!!!

    QUEM TEM VALOR SÃO AQUELES, QUE SE PENDURAM EM CCS, E POR HORA VAMOS LUTAR PELA NOSSA REPOSIÇÃO!!

  13. Na verdade o Brasil esta uma bagunça total é greve, inflação, falta de serviço, políticos com processos soltos e/ou até disputando eleição sem conversa.

    O Brasil esta desgovernado aonde vamos parar?

    O problema não é partidário a solução é de prender em geral os políticos corruptos que o resto acerta por si só.

  14. Primeiro, quem não está satisfeito com o trabalho, acha exaustivo ou mal remunerado, deve procurar outra ocupação profissional.

    E assim, servidor público não é o único ser que habita o planeta.

    • Vc acha exaustiva as idéias desse blog, pq vc n some daqui ?

    • Parabéns, corretíssimo, deve funcionar igual empresa privada, quando não está contente procura outro trabalho……………..

      • Quanta imbecilidade, André Richa, na empresa privada, quando o trabalhador não está contente ou sente que seu salário é injusto, ele não procura outro trabalho, ele também faz greve. E o direito à greve é LEGAL. Precisa estudar, André Cunha.

        • Maioria q eu conheço procura outro emprego, sim.

        • Imbecil e você por um todo, Burro em empresas privadas o funcionário e mandado embora no momento que não trabalha corretamente como muito funcionário público teria que acontecer

  15. Para os que estão falando mal dos professores, experimentem passar alguns dias em sala de aula, acompanhando um professor que trabalha em duas ou três escolas para fechar sua carga horária.

  16. É isso aí, parabéns!
    O Brasil está precisando mesmo parar e entrar em greve. Economia estabilizada, não há desemprego, a indústria produtiva está funcionando a todo vapor, os preços estão controlados, não há crise alguma. Tudo isso graças aos governos competentes e honestos do PT que governaram o país por intermináveis 13 anos.

  17. ESTE ESTADO REACINÁRIO DE UM POVO ( MAIORIA ) DE DIREITA E TORPE MERECE
    ESTE PROJETO DE ” polítiko “, GESTADO NOS CONDOMÍNIOS DAS ELITES PÓS REGIME MILITAR…ESTES PLAYBOYS ARROGANTES ACREDITAM QUE PODERÃO BLOQUEAR TODO UM PAÍS DESPERTO NOS ÚLTIMOS ANOS, PELA AÇÃO DO POVO E QUE NÃO VOLTA MAIS AO PASSADO DE EXCLUSÃO E EXPLORAÇÃO . NÃO HAVERÁ ” POWERPOINT ” SUFICIENTE PARA PRENDER O POVO QUE CHEGOU ÀS UNIVERSIDADES DESTE PAÍS INJUSTO E QUE HOJE GANHOU CONSCIÊNCIA CRÍTICA. JOGAR A CULPA E CRIMINALIZAR UM PARTIDO DE ESQUERDA É FACIL PARA SE CAMUFLAR AS ORGIAS POLITICAS DE UM PSEUDO GOVERNO NEPÓLIBRAL E GOLPISTA….O IMPEDIMENTO DE UMA PRESIDENTA ACONTECEU..QUE SE FAÇA JUSTIÇA CONTRA ESTES DESMANDOS DE QUEM SABEMOS, SAIU DO CONDOMÍNIO DIRETO PARA DECIDIR VIDAS HUMANAS NESTE ESTADO, SEM CONDIÇÕES DE OCU´PAR TAL CARGO ” PÚBLICO AINDA NÃO PRVATIZADO “……PORTANTO É GREVE SIM…..

  18. Não é possível tanta gente doente. Os professores sempre tomando uma atitude. Pelos aposentados, agentes penitenciários, etc.
    Inclusive, li num site, “quando os professores vão se mobilizar?” porque falta coragem aos outros.
    Sinto muito por vocês, doentes. Porém, não falo aqui dos verdadeiros doentes.
    Continuem na sua miséria mental.

  19. FERNANDO, DEVE SER MESMO DIVULGADO TODOS OS SALÁRIOS DOS PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS DO ESTADO E TAMBÉM SER DIVULGADO A QUANTIDADE DE FUNCIONÁRIOS COMISSIONADOS DO ESTADO, BEM COMO OS SALÁRIOS DOS MESMOS, E QUAL FOIO ÍNDICE DE AUMENTO SALARIAL DESTES FUNCIONÁRIOS, PROTEGIDOS CABOS ELEITORAIS. EM TEMPO, QUANTOS DESTES VÃO PARA OS BAIRROS FAZER BOCA DE URNA EM PROL AO CANDIDATO DO GOVERNADOR, QUE É O GRECA, AQUELE QUE VOMITOU QUANDO CHEGOU PERTO E SENTIU O CHEIRO DE UM POBRE. A DECLARAÇÃO FOI FEITA PELO PRÓPRIO GRECA. “””EU NÃO SOU O SÃO FRANCISCO””’, PARA PROTEGER ESSA GENTE.

  20. Ana Paula, infelizmente alguns comentários aqui noa confirmam que a ignorância continua a prevalecer em “ideologias de massa de manobra”. Você precisou “desenhar” para que alguns consigam entender.

  21. Aos que estão gostando da vida de professor e querem ser um deles, em especial os comentaristas desse blog, a oportunidade está aqui, leiam, se inscrevam, trabalhem pelo menos durante 6 meses e, depois voltem para opinar: http://www.educacao.pr.gov.br/arquivos/File/editais/2016/edital58_2016gsseed.pdf

    Inscrições: Das 08h de 03/10/2016 até as 18h de 18/10/2016 no endereço
    eletrônico http://www.pss.pr.gov.br

    EDITAL N.º 58/2016 – GS/SEED – Secretaria de Estado da Educação,
    entre outros itens….
    3. Características e atribuições da função
    Professor: até 40 (quarenta) horas semanais
    Professor pedagogo na Educação Especial: 20 (vinte) ou 40 (quarenta)
    horas semanais
    Professor na modalidade de Educação Especial: 20 ou 40 (quarenta)
    horas semanais
    Professor de Apoio à Comunicação Alternativa (PAC) e professor de
    Apoio Educacional Especializado (PAEE) e TILS: até 25 (vinte e cinco)
    ou até 50 (cinquenta) horas-aula semanais.
    Os requisitos mínimos para cada inscrição constam no
    deste Edital e nas tabelas de avaliação de títulos de cada modalidade
    de ensino do ANEXO II.
    O salário será equivalente ao valor inicial da tabela de vencimentos e
    remuneração da carreira do Quadro Próprio do Magistério – QPM:
    Nível superior (LP): R$ 15,73 (quinze reais e setenta e três centavos)
    por hora-aula, para detentores de curso superior completo;
    Licenciatura curta (LC): R$ 11,80 (onze reais e oitenta centavos) por
    hora-aula, para detentores de curso superior com licenciatura curta;
    Acadêmicos (SL): R$ 11,01 (onze reais e sessenta e um centavo) por
    hora-aula, para acadêmicos de primeira graduação e detentores de
    ensino médio
    Auxílio transporte de R$ 4,58 (quatro reais e cinquenta e oito centavos)
    por hora-aula, para todos os vencimentos.

  22. Não fale o que não sabe, o professor, além de entrar por concurso, passa três anos sem receber nada de reajuste a partir do estágio probatório. A partir disso, só em 2003, após uma luta muito grande, foi implantada a carreira do professor, que nem isso tinha. Para cada 300 horas de curso a cada dois anos, o professor eleva apenas duas classes. Isso já é direito conquistado, e não na moleza, dando aula para 40 alunos, e educação que na maioria das vezes infelizmente não recebem em casa, como há pais aqui preocupados com a greve, chamando a APP de câncer porque não querem ver o filho em casa, mas “jogado” na escola. E não há aumento, há reajuste de perdas salariais, como foi falado. E se muita gente mete a mão no pote, o professor recebe estudando e trabalhando, sem comissão, privilégios, como auxílios extras nem nada. Primeiro, além dos cursos, para ir para o Nível 2 tem que passar na horizontal todas as classes fazendo cursos até o fim, 300 horas a cada dois anos dá 3 classes. E para o terceiro, o PDE, que agora está sendo cortado, e o professor tem tido o direito de fazer esse mestrado do governo negado, e nesse terceiro estágio, o professor continua andando mais três classes com trezentas horas a cada dois anos, dando um total de doze. Portanto, quando um professor chega ao salário que o governo costuma citar, se matou de trabalhar, de dar aulas e suportar toda a sorte de humilhações, e está quase se aposentando. Muitos desistem. E agora, muitos concursados creio que desistirão. Tem professor preferindo vender bolo e outros até entrando em colégio militar, porque não aguentam gente que educa mal como vocês e reclamam porque não aguentam o filho em casa. Por isso, calem a boca e deixem os professores concursados lutar, porque eles vão preferir pagar barato os com contrato temporário que não conseguiram passar em concurso. Bando de gente sem noção!

    • LINDO DESABAFO. Só esqueceu de acrescentar que para ser professor é preciso ter amor a profissão, ter orgulho daquilo que pode transmitir aos seus alunos. E NÃO, ignorar e deixa-los órfãos, sem aulas, sem escolhas, com um calendário posterior “capenga”. Para ser professor, precisa ser responsável, será que a única solução é a greve e nos moldes apresentados, os mestres da educação não tem outra alternativa??? QUE DEUS PROTEJA OS ALUNOS.

  23. Pra acabar com essa greve caso ocorra será muito fácil, basta fazer como na recente greve dos professores, só divulgar o salário e as benécias que o Funcionalismo recebe e pronto…acabou a greve. Difícil acreditar que pessoas com bom cargo se deixem influenciar por esses sindicatos de extrema esquerda que não aceitam diálogo e só querem ser contra tudo e doutrinadores, são egoístas não veem a desgraceira que tá o país com uma imensidão de gente desempregada e sem perspectiva a curto prazo de melhora,toda a sociedade perde com isso, infelizmente…

    • Verdade, pois se não estão contentes achem outro emprego, pois o ensino e de péssima qualidade……………

      • Para de escrever merda Andre. O ensino no Brasil vai mal é por culpa de governadores igual ao Richa que não valoriza a educação. Professor faz das tripas o coração para ensinar alguma coisa em sala de aula caindo aos pedaços, sem material didático, sem salário e pior ainda, ter que aguentar pelegos igual a você na SEED.
        Antes de comentar algo, pelo menos tenha a descência de respeitar os professores. até aqueles que perderam tempo em ensinar a você.

        • Não se o ensino vai mal, a culpa não é APENAS do ESTADO.. È tb do PAIS!!! Agora acho engraçado… Minha categoria, não vai receber nada de aumento, e ainda mais de 80 colegas foram demitidos so em Ctba, sem contar no Interior…E nem por isso estamos em greve!!!! Acho que se não está satisfeito…VÁ PROCURAR OUTRO EMPREGO, pq tem mta gente desempregada que adoraria estar no lugar dos servidores que vão participar dessa greve!!! Vocês não estão pensando nos alunos, e sim no bolso de vcs!!! É preciso entender que o Brasil está afundado….Ninguém esta recebendo aumento, nem progressão, nem nada… Pq vcs teriam esse privilegio???

    • Fala do que nao sabe quem nao dialoga é o governador mente rouba ta fazendo tdo q o pt fez e Vc acha q tem q cruzar os braços se temos emprego e salarios pq lutamos estudamos mais d 20 anos Eu trabalhei ate na roça p pgar meus estudos agora q consegui um mestrado vem o cata q eu votei e fa z isso jamais vou aceitar lute como eu luto

  24. A IGNORÂNCIA dos petistas é tanta que, não é o Richa que enfrentara a greve, e sim os alunos que infelizmente caíram nas mão desses “professores” sem vergonhas, petistas que só sabem fazer greve..

    Vão trabalhar cambada, a teta esta secando Papai ta vindo P/ República e mamãe foi pra rua..

    • Mais um cuja progenitora perde pontos.

    • Boa Pier P, vamos atacar fogo nos diretórios dos petistas,vamos enjaular o nove dedos e vamos fazer uma câmara de gás na federal de Curitiba. Vamos exterminar os petistas do Brasil.
      Conte comigo Pier P, vamos acabar com esses ignorantes petistas.

    • Como sempre o mal carater como sempre
      comentarios maudosos para defender os patrões playboy richa/temer
      mal carater pq sempre coloca da sua incompetência nos outros
      e os alunos e professores precisam ficar calados e se ajoelhar aos pés do seu deus richa?

  25. ENQUANTO O FORASTEIRO MAURO RICARDO ESTIVER MANDANDO E DESMANDANDO, OU DESGOVERNANDO O ESTADO DO PARANÁ, É BEM MERECIDO MESMO UMA GREVE DOS PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS

  26. UMA PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR: Boni, o ex-chefe mais poderoso da Globo, revelou que a eleição de 1989 foi manipulada pela emissora para eleger Collor e até agora nenhum membro do MP se manifestou contra ela. E também, se a Globo até agora não processou Boni, fica provado que tudo é verdade. O pior que a emissora dos Marinhos continua manipulando resultado das eleições e ninguém faz nada. Será que só vão fazer algo quando ela passar a produzir resultados negativos a tucanos? — SABEM COMO O JUIZ MORO É COMPARADO? Um CACHORRINHO DE CIRCO: a cada graça feita para a plateia, ele ganha um petisco (a cada aceitação de denúncias contra petistas, Moro ganha um TROFÉU da Globo). Até quando o MONOPÓLIO GLOBAL vai imperar neste país? Sabemos que emissora dos Marinhos há décadas tá municiada com TVs, RÁDIOs, REVISTAS, JORNAIS IMPRESSOS, SITES, BLOGs… tudo para deter o monopólio da comunicação e assim conseguir repelir quem ouse a enfrentá-la. ISSO É NOCIVO AOS BRASILEIROS QUE SÃO VULNERÁVEIS A SOFRER LAVAGEM CEREBRAL.

  27. Estranho a foto mostra um deputado do PT junto ao pessoal do sindicato…………muito estranho mesmo falar em greve junto como partido que deixou 12 milhões de pessoas desempregadas

    • Sinto muito alertá-lo que não foi o PT quem deixou 12 milhões de desempregados, mas sim o trio AGM (Aécio, Globo e Moro) que desde outubro de 2014 não mais deixou Dilma governar o país. Se pesquisar a fundo você saberá que dezenas de propostas de Dilma foram rejeitadas no Congresso por almejarem o QUANTO PIOR, MELHOR. Nem Obama governaria com processo de golpe em andamento.

    • Sem duvidas o pior momento da gestão do PT, neste treze anos. Pesquise r veja quantos desempregados nos últimos seis anos da gestão anterior (FHC). Pesquise também sobre inflação deste período, valor salário mínimo ( acredite: eram US 100 naquela época. Reservas, aliás, nada compara se. Ah sim, a corrupção sempre foi a mesma

    • Verdade;;;;
      André…..para a PTZADA…pimenta no rabo deles nada fica estranho….
      Os movimentos sociais são importantes….mais o que levou a crise nessa situação,
      todos conhecem bem , quem foi os “causadores”……
      Aqui no Paraná, a APP, está super desgastada, depois da última paralisação…
      Outubro, foi a tática, do Tucano, após as eleições, etc…..
      O jogo de poder é grande.
      O Tucano vai pagar as progressões atrasadas, fazendo manobras…..
      E para colocar tudo em dia vai 3,4 bilhões….
      É obvio , que o estado do PR…tem $.
      Então deflagram a Greve.
      Imagina os outros 20 Estados do Brasil…..estão + afundados, ainda….

      ENTÃO VAI PARAR O BRASIL INTEIRO…..

      PARAMOS TUDO E TODOS….antecipamos as férias de janeiro.

      ISSO VIROU PIADA ……ACORDA POVO.

    • Quem deixou 12 mi.. desempregados.. é gente tipo.. esse que comenta..e a imprensa golpista..o PT gerou empregos, e aliás como bem disse Lula no seu governo quem mais ganhou foram banqueiros e empresários..redução de IPI..para carros e eletros de categoria branca são exemplos do esforço em manter empregos..

      • Sim quem mais ganhou dinheiro banqueiros e empresarios Lula serviu ao capital como ninguem jamais fez foi exemplar p as elites agora p povo td q fez a conta ta em aberto p pagarmos

    • E o André Tucanalli fugindo do assunto. Vamos apoiar os servidores estaduais na luta contra essa política antipopular do Beto Richa. Nenhum governo estadual aumentou tanto os impostos (aumento no ICMS em mais de 90 mil produtos), foi tarifaço em cima de tarifaço… Se o governador incompetente está torrando nosso dinheiro em cargos comissionados e obras que ninguém vê, não cabe aos servidores serem punidos pelos erros dos tucanos no governo.

    • Fedegalli vc enxerga bem, pelo menos, e o que isso tem haver com direits sendo usurpados de Trabalhadores que serve a população paranaense,inclusive vc de alguma forma.

    • Muito estranho é você ser um otário em achar que o Brasil foi afundado…

    • Andre, o deputado em questão é o Professor Lemos. Ele é professor do estado do Paraná. Então, não tem nada de estranho.

    • Imbecil, ele é professor antes de ser deputado. Isso chama-se lealdade

    • Estranho é ver você defendendo que não está a fim de cumprir com acordos firmados. Deixa de ser pelego e lambe botas.

    • Ele está deputado….mas ele é Professor.

    • A greve vai acontecer por causa do Governador do PSDB.

    • kkkkk…nosso pais foi sangrado conseguiram quebrar ate os correios a 350 anos d pe e Vcs insistem nisso …tudo q pt fez foi c cheque sem fundo p nos pagarmos ja fui pt decepçao p sempre

    • Primeiro o De. Lemos antes de ser Deputado ele é professor, portanto esta legitimado a presença.