Coluna do Marcelo Belinati: O pós-votação do impeachment

pos

O deputado federal Marcelo Belinati (PP) analisa os cenários para a situação política nacional após a votação de domingo. Leia, ouça, comente e compartilhe. 

Download áudio

Marcelo Belinati*

O Brasil é o melhor país do mundo para se viver, uma nação que tem em seu povo o grande diferencial positivo em relação aos outros países. E, independente de posições políticas, todos temos os mesmos objetivos, que é a construção de um país mais justo e igualitário.

Um país que respeite os seus cidadãos. Um país que neste momento grave da sua vida exercite o diálogo e a serenidade como valores fundamentais para preservar e promover seus valores.

Diálogo, tolerância e respeito, exatamente o inverso do ódio, um país onde as pessoas tenham o direito de criticar, de se expressar, de manifestar a sua opinião e de serem respeitadas. Jamais partir para o insulto ou agressão. Construir ao invés de destruir, agregar a desagregar.

A Dilma, o Temer, qualquer pessoa pública passa, mas o país continua. Somos todos brasileiros e temos todos os mesmos objetivos, um país melhor pra se viver. Isso, independente de posições ideológicas ou políticas.

As pessoas estão sentindo na pele que a crise política está refletindo na economia do País. O governo não consegue tomar as medidas necessárias para corrigir os rumos, exatamente em razão da crise política e consequente perda das condições de governabilidade.

E isso repercute diretamente na população, no cidadão que vai ao mercado e se assusta com a alta nos preços dos produtos, o desemprego que aumentou muito, enfim, problemas que não faziam mais parte da nossa realidade e que a sociedade quer superar da maneira mais rápida possível.

Vivemos sim um momento difícil, de depuração, um período que por mais duro que seja temos que vivenciar, para que possamos fortalecer nossas instituições, passar o Brasil a limpo e almejar um futuro melhor.

O Brasil precisa de estabilidade política para que as medidas necessárias sejam tomadas de maneira concreta e o país volte a crescer.

O voto deste final de semana significa muito mais do que manter ou não essa ou aquela pessoa à frente do Governo, não se trata apenas da queda da Dilma ou da ascensão do Temer.

É importante que as pessoas públicas, os políticos, entendam que o Brasil mudou, que a sociedade está acompanhando de perto as suas ações e cobrando posições. É preciso que as pessoas públicas conduzam sua atuação com honestidade, seriedade, retidão de caráter, e acima de tudo, respeito a nossa população.

Entendam que o amor que vemos nas manifestações públicas é pelo Brasil, pelo nosso povo, porque é o futuro da nossa nação que está em jogo.

Já manifestei que sou a favor e vou votar neste domingo, 17 de abril, a favor da admissibilidade do pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff. Declarei minha posição ainda em outubro de 2015, quando me perguntaram do assunto pela primeira vez.

Sempre deixei bem claro que não fui eleito para defender governo ou a oposição. Fui eleito para defender os legítimos interesses da população de Londrina, do Paraná e do Brasil. É isso que estou e vou continuar fazendo.

Espero de coração que tudo isso que estamos passando sirva de exemplo e lição para construirmos um país melhor.

Respeitando sempre as opiniões divergentes, entendendo que mesmo pensando de maneira diferente, somos todos brasileiros, amamos nosso país e queremos apenas um país melhor pra se viver.

E que o bom senso, o respeito, o diálogo e a mudança de postura da classe política possam prevalecer no pós-votação do impeachment, independente do resultado, para que tenhamos condições de reestabelecer o clima de normalidade e fazer o país voltar a crescer.

*Marcelo Belinati, médico e advogado londrinense, é deputado federal pelo PP do Paraná. Escreve nas sextas-feiras sobre “Política Sem Corrupção”.

37 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. I simply want to say I am just new to blogging and site-building and truly liked this web blog. Probably I’m likely to bookmark your blog . You certainly come with incredible articles and reviews. Many thanks for sharing with us your blog site.

  2. Caro colega Belinati, que papelão! Quer dizer que o sr quer construir um Brasil melhor rasgando a constituição que temos?? Já lhe ocorreu que 54 milhões de sues compatriotas votaram na presidente Dilma e estão se sentido desrespeitados pelo senhor e seus pares ?

  3. O nome já diz tudo, não tem vergonha em sua fala, retidão o Temer e o Cunha, Deputado Corrupto e golpista de acordo com sua índole.

  4. tinha na cabeça em 2016 nas eleições municipais , votar em Marcelo Belinati , mas depois desta , vou me ausentar e justificar junto a justiça eleitoral.
    Sempre acreditei na Democracia plena , com respeito ao voto de cada cidadão, acredito quem elege é o povo e quem faz as mudanças também é o povo sempre respeitando o calendário Eleitoral,

  5. Pelo que se vê, a maioria das postagens em comentário à coluna do deputado Marcelo Belinati, são de pessoas que acusam a maioria do povo brasileiro de golpista. Parece que somos obrigados a dizer sim ao Mensalão, Petrolão, à corrupção e à incompetência sistêmica e generalizada. As ofensas dirigidas ao deputado soam aos ouvidos de seus eleitores como música. Marcelo Belinati é um homem íntegro, equilibrado, possuidor de um bom senso gigantesco. Creio que ele é o único deputado federal do Brasil que se dá ao trabalho de explicar e discutir seu posicionamento com seus eleitores. E é por atitudes assim que ele nos representa.

    • O mensalão petista já foi julgado no tempo do Joaquim Barbosa (que comprou ou ganhou um apartamento em Miami). O que ainda não foi julgado é o mensalão tucano. No petrolão, o Moro tratou de encarcerar e condenar os petistas e seus aliados, inclusive vários do partido do Belinati. O que o brasileiro está tendo de engolir é o Trensalão Tucano que já dura 20 anos em São Paulo e o Merendão que acabou de acontecer e não pegou um tucaninho sequer. E no Paraná a gente está de olho no propinoduto da Receita Estadual e no propinoduto de alto valor (Secretaria da Educação) que ainda não pegou nenhum tucano gordo. Mas vai ser uma fria o Marcelo votar no Temer e Cunha para dirigir (melhor dizer mandar) o Brasil. Vários pepistas estão pulando do barco golpista. O dr. Marcelo tem até domingo pra não empurrar o Brasil para os braços do sindicato de ladrões.

  6. Palavras quase de amor, boas por sinal. Mas apenas uma perguntinha: Como o senhor quer que eu creia em tudo o que falou, melhor pregou, se as pessoas que vão assumir é Temer, Eduardo Cunha e companheiros. Como poderá tudo isto ser possível com estas pessoas. O senhor poderia responder-me? Aguardo.

  7. Marcelo fica tranquilo pois o teu voto domingo é o voto da populaçao que quer o País limpo da corrupçao instalada pelo PT.

    • O senhor Diego só deve ler a Veja e ver a Globo. Tem que ser um completo néscio não saber que na Lava Jato o partido que tem mais citados e presos é o partido do Belinati. O senhor Diego não sabe (ou finge que não sabe) que a corrupção na Petrobras começou no tempo de FHC e está acabando agora no governo da Dilma. Perto do PP e do PSDB/DEM, em termos de corrupção, o PT não passa de trombadinha. Aliás, o Marcelo Belinati com certeza tem conhecimentos profundos sobre o funcionamento da corrupção em Londrina, no Paraná e no Brasil, não é mesmo, Diego?

  8. parece que não entenderam ou é conveniente ? o Marcelo se posicionou a favor da abertura da investigação, está totalmente do lado do povo, e sempre se posicionou desta forma e pesquisem, foi o deputado que mais apresentou projetos.

    • Ricardinho, o deputado está sendo cristalino: ele defende o impeachment (na verdade, golpe) da presidente, o afastamento da presidente. Ele está ao lado do povo, diz você. Ele está ao lado do Lobão, de mais de uma centena de políticos condenados ou processados por corrupção. Do povo não, do trabalhador não. Ao contrário, ele não é tão imbecil a ponto de não saber que os golpistas pretendem acabar com a CLT, terceirizar todos os empregos, deixar para a saúde e a educação as sobras do orçamento. Meu amigo, a turma do Marcelo Belinati quer “fuder” o trabalhador. Pode crer.

  9. Parabéns Marcelo, por manter sua posição firme e sempre ao lado do povo e do bem do país. Tem meu respeito e admiração.

  10. Parabéns Marcelo, por manter uma postura coerente em favor das pessoas poderem defender suas ideias, mas sem agressões, sem violência. Você está adotando uma postura exemplar ao declarar seu voto em um momento histórico como este.

  11. Depois da troca de mensagens que tivemos é profundamnete lamentável e inexplicável sua posição Marcelo: votar com uma centena de corruptos indiciados pelo STF contra uma presidenta não acusada de qualquer crime.Deixar-se comandar por um notorio corrupto e criminoso. Infelizmente, isso vai manchar sua História inutilmente. E o fato de você ter a mesma posição desde 2015 só mostra que está “indo na onda”, sem levar em conta os fatos, inumeros, que vieram à tona desde aquele tempo.

    Quando você tomar conhecimento verdadeiro do que está fazendo, ATUANDO CONTRA os verdadeiros interesses da massa de londrinenses que votaram em voce ( não dos abastados ) por achar que ia defender seus direitos e não joga-los fora na mão dos deputados corruptos com quem você está se comprometendo, juro que gostarei de ouvir de você a forma como foi convencido pela TV Globo a tomar essa posição que acima de tudo CONTRARIA A CONSTITUIÇÃO, e é UM GOLPE MIDIÁTICO.
    QUE NÃO PASSARÁ, diga-se de passagem, sendo um grande e profundo tiro no pé.

  12. O Marcelo é uma pessoa brilhante. Merece todo o respeito!

  13. Toda unanimidade é burra, todo radicalismo não agrega nem constrói. O país tá na pindaíba, no buraco, pra tirar ele dessa situação somente com uniao de forças. Ou queremos que continue nessa situação? Concordo com o Marcelo.

  14. Vamos lá, resolvi desconstruir seu discursinho de merda:

    a) “O Brasil é o melhor país do mundo para se viver, uma nação que tem em seu povo o grande diferencial positivo em relação aos outros países. E, independente de posições políticas, todos temos os mesmos objetivos, que é a construção de um país mais justo e igualitário”.
    Resposta: Isso no discurso é fácil falar, mas na prática acontece exatamente o contrário. O povo nunca foi diferencial positivo para as elites, e, os mandatários do poder, NUNCA tiveram os mesmos objetivos além de PODER e DINHEIRO, custe o que custar. O povo sempre deixou de ser prioridade, no dia seguinte das eleições, seja ela pra qualquer cargo político, prefeito, deputado, governador e presidente. Pela primeira vez na vida da história do Brasil, o povo está (va) sendo tratado com o respeito que merece; O Brasil pode e vai ser o melhor país pra se viver, desde que o legislativo golpista deixe um governo legitimamente eleito governar para todos.

    b) “Um país que respeite os seus cidadãos. Um país que neste momento grave da sua vida exercite o diálogo e a serenidade como valores fundamentais para preservar e promover seus valores”.
    Resposta: Que diabos é um país que respeite seus cidadãos? Onde um cidadão, através de seu voto, elege um presidente da república e, deputados mancomunados, corruptos e bandidos, na sua grande maioria, querem desrespeitar o voto e tirar a presidente a força? De que respeito Vossa Senhoria está se referindo? De que diálogo você fala? Não seria mais respeitoso aceitar a democracia? Conversinha deputado, conversinha … Não engana ninguém com essa conversinha.

    c) “Diálogo, tolerância e respeito, exatamente o inverso do ódio, um país onde as pessoas tenham o direito de criticar, de se expressar, de manifestar a sua opinião e de serem respeitadas. Jamais partir para o insulto ou agressão. Construir ao invés de destruir, agregar a desagregar”.
    RESPOSTA: Que diálogo? Que respeito? Partidos como o seu, ou o outro lá psdb/dem estão vociferando desde o dia que perderam a eleição, travando discussões que poderiam encaminhar o Brasil para a frente, mas não … travam igual ao CU quando não evacua, e o corpo morre com dores, se retorcendo, por conta de um terceiro turno que não acaba nunca. O ódio é da lava-jato, da globo, dos bandidos do congresso aos quais estou incluindo vossa senhoria. Quer conversar? Agora é a hora.

    d) “As pessoas estão sentindo na pele que a crise política está refletindo na economia do País. O governo não consegue tomar as medidas necessárias para corrigir os rumos, exatamente em razão da crise política e consequente perda das condições de governabilidade”.
    RESPOSTA: Errado, o governo já tentou tomar muitas medidas para ir em frente, inclusive com envio de MP´s ao congresso que até agora não votou nada que fosse de interesse do Governo, travando-se qualquer discussão em torno de progresso nesse sentido. Não se esqueça que, infelizmente, nosso processo democrático é de poderes independentes (mas dependentes) entre si, só que TUDO depende de aprovação de vocês, bandidos, que se apossaram do congresso nacional e faz o governo, e o país de reféns para tomar conta do golpe. Deveriam sim, por bem, renunciarem todos os congressistas e deflagramos nova eleição legislativa. Está disposto a isso? Creio que não.

    e) “Já manifestei que sou a favor e vou votar neste domingo, 17 de abril, a favor da admissibilidade do pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff. Declarei minha posição ainda em outubro de 2015, quando me perguntaram do assunto pela primeira vez”.
    RESPOSTA: Isso transforma vossa senhoria em um GOLPISTA pois tirar uma pessoa eleita pelo povo, com maioria de votos, sem que pese contra ela qualquer crime de responsabilidade É GOLPE. dos 38 congressistas que votaram a favor, 35 tem processos de corrupção contra si, o que os torna completamente viciados no processo e não tem moral pra se falar em retirar uma presidente eleita e que não pesa contra ela nenhum crime sequer.

    A resposta não é pra você, deputado, funcionário público e que deveria estar pensando em quem lhe elegeu, e não nas elites que o apoiaram (ou lhe deram dinheiro), porque não mudará de opinião, mas aos que lerem o blog do amigo Esmael.

    Poderia discorrer mais, mas as premissas sendo mentirosas, já elimina o resto da história.

    O GOLPE NÃO PASSARÁ, se passar na câmara, morre no Senado. Se passar no Senado, morre no STF. Se passar em tudo isso, morrerá nas ruas …

  15. Sr. Belinati. A quem pensa que engana com esse discurso demagogico e golpista? Seu posicionamento equivocado e fascista o levara a cometer uma excrecencia e injustica com a nacao e ao povo brasileiro.

  16. Gastou muitos bits para desenhar o pós-impeachment da Dilma. Mas é muito fácil dizer como seria. Os 3 deputados golpistas de Londrina, por exemplo, iriam se reunir em tempo recorde para distribuir entre si (dando preferência aos parentes obviamente) os cargos federais da região. Seria briga de foice no escuro. Hauly, Canziani e o senhor se transformariam em leões para abocanhar os melhores nacos. Aliás, nós conhecemos muito bem o apetite do partido do Belinati. O PP foi aliado durante todos esses anos do governo petista. E foi regiamente pago. O campeão de propinas na lista da Lava Jato. Paciência. Foi o preço que pagamos para termos um governo trabalhista. Do contrário, o PP, como o PTB do Alex Canziani, já teriam se juntado ao PSDB para destruir um governo democrático trabalhista. Pensando melhor, acho que esse “dia seguinte” já pode estar acontecendo em Brasília com os 3 deputados fazendo a partilha do butim. Mas o golpe não vai acontecer!

  17. Gostaria de saber quantos projetos em prol da sociedade o nobre deputado apresentou. Se apresentou menos de 10, acredito que a gente possa também retirá-lo do congresso sem mais nem menos, como você pretende fazer com a Presidenta Dilma. O que achas?

  18. Será possível que pouco mais de 2 centenas de votos de picaretas demagogos, como esse Marcelo Belinati, vão cassar 54 milhões de votos. Marcelo Belinati, como foi dito acima, voce está traindo os eleitores pobres e votando para favorecer os interesses dos ricos que votam no seu adversário Krieff. Seu tio Antonio foi cassado pela elite e voce e ele próprio são sem noção em relação a verdadeira democracia.

  19. Não vou nem responder o que escreve porque é totalmente o inverso do que acredita ser. Porque, manter a democracia e o direito das pessoas, é respeitar o voto dado a Presidente da República. Golpista do kralho … segue a família … achei que poderia ser diferente, mas não …

  20. Conversa fiada, deputado. O senhor, muito mais que o cidadão que está trabalhando pra pagar seu salário e de seus inúmeros assessores, sabe exatamente o que está se tentando no Brasil. Afastar uma presidente honesta e colocar em seu lugar políticos do naipe de um Temer e de um Cunha: um, traidor e recebedor de propina; o outro, notório ladrão de recursos públicos. Embora os líderes dos golpistas estejam sendo protegidos pela mídia, a cada dia que passa mais as pessoas estão os conhecendo em sua inteireza. Parte das dificuldades que o país passa também é da responsabilidade da sabotagem promovida pelo grupo, do qual o senhor faz parte, desde a posse do segundo mandato da presidente Dilma. Parte dessa dificuldades também deve ser creditada a um juiz que já está sendo responsabilizado por ilegalidades e arbitrariedades cometidas contra petistas e aliados. Deputado, deixe de conversa mole. O senhor quer apenas agradar o pequeno grupo de gente rica e branca que saiu às ruas em Londrina. Está esquecendo os moradores da periferia, os favelados que se beneficiam de programas sociais, os trabalhadores que durante anos tiverem melhorias salariais, os negros que chegaram à universidade. Vai pagar por isso.

  21. Ladrão de carreira tem que escolher o seu lado.

  22. Honestidade! Traíra vc é um golpista, nunca mais votarei em você sem caráter

  23. Marcelo Belinati, tal qual o Cassemiro Belinati: Corrupto, Traidor e Golpista. Vamos te receber muito bem aqui em Londrina seu salafrário sem vergonha.

  24. Este canalha esqueceu de falar o principal o plano dos golpistas na ponte para o futuro, assim depois de levar minha merenda o que devo fazer.

  25. A cara de pau desse deputado é de dar um nó nas tripas. O PP é um mar de lama, pois está metido em todas as denúncias da Lava Jato. Vai votar a favor do Cunha, do Temer e dos 300 picaretas que como ele compõe a base do golpe. Esse é mais um dos que gostam de combater a corrupção alheia, mas defende a prática da sua. Depois que o país parar por completo, não venha chorar as pitangas dizendo que não esperava por isso. Votar a favor do impedimento é colocar mais uma pedra sobre a democracia. É mais um pouco de lenha na fogueira que vai arder nos próximos dias.

  26. DEPUTADO VOCE E A FAVOR DO GOLPE E CONTRA A DEMOCRACIA AQUI FICA MEU VOTO DE REPÚDIO A VC JAMIS TERA MEU VOTO E MEU APOIO.

  27. “É preciso que as pessoas públicas conduzam sua atuação com honestidade, seriedade, retidão de caráter, e acima de tudo, respeito a nossa população”.

    Ah, tá, pode deixar que o CUnha vai cuidar direitinho do caráter, da retidão, da honestidade e o respeito à população!

    Sr. deputado, o senhor calado é um poeta!

  28. Palavras do Belinati:

    “Entendam que o amor que vemos nas manifestações públicas é pelo Brasil, pelo nosso povo, porque é o futuro da nossa nação que está em jogo.”

    “somos todos brasileiros, amamos nosso país e queremos apenas um país melhor pra se viver.”

    “E que o bom senso, o respeito, o diálogo e a mudança de postura da classe política possam prevalecer no pós-votação do impeachment”

    Bem cara de pau esse Belinati: Primeiro estimula o ódio e intolerância, agora pede paz e respeito no pós impeachment (golpe)???

    Manifestações em amor ao Brasil??? Será que essas mesmas pessoas irão às ruas manifestar também o seu amor ao Paraná e pedir a prisão de Beto Richa??
    Dúvido!! O que eles querem é a saída do PT! Nada mais.

    Políticos hipócritas e demagogos como esse Belinati são contra a corrupção do outro. Mas coniventes com a corrupção dentro de seu grupo. Haja vista sua longa e cordial convivência com políticos ultra corruptos, como Beto Richa e Jaime Lerner.

    Sr. Belinati, se o impeachmente passar, tomara que a situação do país melhore. E melhore muito! Porque se não melhorar o Sr. é um dos que irá sofre as consequencias. Se prepare.

  29. Pois è seu Marcelo!
    Esse pais de utopia que vc acaba de citar nao vai ser alcançado se politicos como vcs não respeitarem a propria constituição.
    Não é porque enfrentamos uma crise em grande parte gerada pelo simples fato de que politicos como você não respeitam a democracia ( ou será que o meu voto não tem mais valor) não aceitaram as regras do jogo democratico.
    Se querem um pais melhor devem preparar um bom candidato, um bom plano de governo e ir para as próximas eleições democraticamente.
    Se começarmos a achar que crise econômica ou pesquisas de opinião podem substituir o voto na urna estaremos dando um recado de que o povo e sua opinião podem ser substituidos por oportunistas de plantão como é o seu exemplo e o pais dos seus sonhos……cumpre-me dizer, jamais existirá!
    Espere e verá que o povo tem noção do que esta acontecendo e que um governo iniciado pela metade e com quase sua totalidade de indiciados por corrupção não pode dar certo, ja esta fadado a derrota.
    Pense nisso!!!!!

  30. Belinati está traindo os descamisados,os humildes da periferia onde ele é votados,trai os pobres,trai até sua origem humilde,vai se unir a aqueles que votam no Kireef,pode ai estar descendo a ladeira politica como um traidor da sua origem