Coluna do Marcelo Araújo: Gustavo Fruet; nosso Midas ao avesso

midas

O advogado Marcelo Araújo, em sua coluna semanal, comenta o mandato do prefeito Gustavo Fruet (PDT) que, segundo o colunista, na ausência de realizações próprias, tenta assumir a ‘paternidade’ de obras anteriores a sua gestão; Ele cita o exemplo da trincheira da Rua Chile, inaugurada pelo então prefeito Luciano Ducci (PSB), que teria sido mostrada em propagando partidária como realização de Fruet; Segundo o colunista, de suas mesmo, Gustavo pode “se orgulhar” das ditas calçadas verdes que, para ele, oferecem mais riscos que benefícios aos pedestres e ao trânsito em geral. Leia, ouça, comente e compartilhe.

Download áudio

Marcelo Araújo*

Imagine comigo uma pessoa posando na frente de um quadro de medalhas e troféus, defronte a um pano azul, todo sorridente e se vangloriando da realização. Mas você olha com mais atenção e vê que essas honrarias não são do personagem, pois sua única obra foi pendurar o pano azul no fundo!

Dia desses eu não acreditei ao ver aquele que dizem ser o prefeito de Curitiba numa propaganda partidária mostrando as realizações de sua gestão, e não é que me aparece a imagem da trincheira da Rua Chile, com seus inconfundíveis ladrilhos azuis!

Eu estava lá! No dia 24 de março de 2012 o prefeito Luciano Ducci inaugurava a dita trincheira no primeiro período da manhã daquele sábado, e logo em seguida, na mesma manhã, inaugurava a trincheira do Bacacheri/ Bairro Alto, obras de R$ 23 milhões para atender diretamente 200 mil pessoas de sete grandes bairros da cidade, além da estrutura viária como um todo.

Nas redes sociais pipocaram algumas postagens indignadas mostrando fotos da época e desmentindo o que havia acabado de ser mostrado. Estranhamente a tal propaganda sumiu, mas tem gente que viu! O Gustavo é o personagem do primeiro parágrafo. Ele aparece diante das grandes obras herdadas e quando você vê com mais atenção descobre que na imagem mostrada a única obra que ele realizou foi o reforço da pintura no asfalto, naturalmente desgastada depois de quatro anos. Esse é um alerta para que tomemos cuidado porque já deu pra ver que não dá pra confiar, não há boa-fé. Ou melhor, se na imagem for identificada qualquer coisa feia, malfeita, aí pode ser.

Exemplo de coisa que está feia, mas põe feia, são os obstáculos (balizadores) que foram colocadas para delimitar as ‘baias’, ou melhor, as ‘calçadas verdes’. Peloamordedeus! Foram colocados obstáculos, postes, defensas no meio da rua! E isso é preocupação com o pedestre? Quer dizer que num eventual acidente o pedestre não pode ser prensado, ou até jogado sobre o tal balizador. Parece filme de terror. Será que ninguém se recorda do ciclista que caiu no Parque Barigui sobre um desses obstáculos e teve a barriga perfurada.

Enquanto as montadoras procuram tirar da frente de seus veículos quaisquer peças, acessórios ou emblemas e logotipos que possam potencializar os efeitos danosos do pedestre ou ciclista no caso de um atropelamento, a exemplo dos ‘quebra-matos’ sem cantos-vivos, emblemas tradicionais como da Jaguar, Mercedes entre outros que eram colocados no capô, justamente pensando na possibilidade indesejável do acidente, nosso prefeito coloca interferências físicas a espera de pessoas que possam ser projetadas nesses obstáculos, ou que veículos possam colidir.

Esse é o nosso Rei Midas ao avesso, pois ao invés de virar ouro tudo o que toca vira merda!

De multa eu entendo!

*Marcelo Araújo é advogado, presidente da Comissão de Trânsito, Transporte e Mobilidade da OAB/PR. Escreve nas terças-feiras para o Blog do Esmael.

 

19 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Acho que a única coisa que o Fruet deixará para o próximo prefeito é o caixa de Curitiba equilibrado, para que se faça bom proveito. Nesse quesito, não tenho visto nenhum pré-candidato se manifestar.

    Mas que Curitiba já teve dias melhores, ah, já teve. Mas isso foi muito antes do Taniguchi assumir a prefeitura, afinal foi ele quem começou a destruir aos poucos a bela Curitiba de outrora. Mas o trabalho de ferrar com tudo ficou com Richa e Ducci, dois lixos administrativos.

    • Aspone detected!!!

      E os mais de 200 milhões que o Fruet esta devendo ao IPMC?

      Nunca na história de Curitiba o prefeito havia deixado de repassar o dinheiro das aposentadorias dos servidores… até chegar o Fruet e o PT a prefeitura!

      • Não, Roberto. Não sou aspone. Apenas não estou a par de algumas situações. Esse rombo de R$ 200 milhões eu desconhecia.

        Diferente de você, não sou servidor municipal e não tenho elogios à administração Fruet. Apenas registrei uma impressão minha, que você demonstrou ser equivocada.

        Por convicção pessoal, sou contra elogiar político. Quem apoia político ou é alienado ou é comissionado, na minha concepção.

  2. O Fruet não teve nenhuma grande obra para mostrar, e como ele não tem a mínima ideia do que fazer, acaba inventando sempre algo desastroso para inserir nas vias públicas, não sei o que acontece, se isso é falta de ideia ou de planejamento, mas se não sabe o que inventar então não faça! Volta Luciano Ducci por favor!

  3. Infelizmente caímos na armadilha do PT, disfarçando um asno de ovelha!!! Como mentira tem pernas curtas a verdade de Fruet veio à tona, não é de hj que o pobre prefeito “inaugura” obras realizadas pelo seu antecessor “Ducci” e se diz o “pai” delas, tipico de um ser acomunado com as mentiras deslavadas de seus aliados do pt e pdt!! Tentam fazer lavagem cerebral na população de nossa cidade!!! MAS FRUET ISSO NÃO PEGA AQUI EM CWB NÃO!!! Já deu seu tempo de enganação!!! O melhor é ir para casa pintar as paredes que é isso que vc faz de melhor!!! Sr. Suvinil.

  4. Nosso atual prefeito está realmente mal assessorado, será que sua comunicação social é burra ou está afim de ferrar-lo, ao levar em programa eleitoral na TV, obras do Prefeito anterior como suas.A falta de obras para mostrar a população pode levar a estes erros, mas que são vergonhosos são.
    Chega de incopetência, queremos prefeito em Curitiba, nossa cidade merece ter comando.

  5. Vergonha hein Fruet!! Além de não fazer nada ou nenhuma obra boa para Curitiba, ainda quer se apropriar da obra dos outros! VERGONHA NA CARA! Pede para sair Fruet! Só sabe pintar faixas e ciclovias? Prefeito SUVINIL! Nunca mais

  6. Eu estava morando em Campinas e só nesta semana vi essas calçadas verdes com esses “legos” fincados no asfalto. Nossa, Curitiba está muito feia. Nâo sei quem vai ser eleito, mas este vai ter muito trabalho para consertar a nhaca que o Fruet deixará.

  7. Pedrão, se não quer ouvir, desliga a vitrola.

  8. Pedrão, e você veja que interessante! Quando eu comecei a tocar esse disco parecia um som solitário, e hoje é uma parada de sucesso, tocado em todos os ligares da cidade. Para não ouvir esse dusco melhor mudar de cidade!

  9. O fruet é um farsante incompetente .

  10. Curitiba tem prefeito? Volta Ducci

  11. O Luciano Ducci devia mandar o Fruet mostrar o contrato e o edital assinados por ele em 2012.Tudo obra do Ducci, concebida, financiada, contratada e deixada em execução. Moro nessa região e sei do que estou falando.

  12. Isso se chama estelionato eleitoral. Fruet é um estelionatário, apropria-se de obras do antecessor para se autopromover, afinal o que ele tem para mostrar de trabalho nesses três anos e meio?

  13. A verdade é nua e crua, tenho que admitir, que saudades do Ducci, o Gustavo é o pior prefeito que Curitiba já teve. O que são aqueles “playmobils” instalados nas calçadas verdes? Que coisa rídicula, infame, vergonhosa.

  14. Antes que os comissionados do Fruet venham defender o pedetista,pergunto: qual a grande obra do Prefeito, nem umazinha, à exceção das pinturas nas ruas esburacadas.

  15. Marcelo Araújo é dono de um disco só. Já cansei de ouvir!!!

  16. Fruet vendeu a alma ao Brahma… e agora esta chegando a hora de entregar!!!

  17. Sem falar no desleixo com os animais silvestres do Parque Barigüi, onde cães gordos praticamente dizimaram as galinhas d’água que habitavam o lago!